×
Loading ...

Reparos caseiros na direção hidráulica

Vazamentos são o problema mais comum em um sistema de direção hidráulica, devido à alta pressão sob a qual o sistema opera. Problemas ocorrem também pelo fato de o sistema vir equipado com peças e juntas mecânicas, que se desgastam e também causam problemas operacionais. Com isto em mente, a inspeção de alguns pontos principais vai tornar fácil a tarefa de diagnosticar e reparar o sistema, evitando situações perigosas na estrada.

O sistema de direção hidráulica ajuda-o a dirigir suavemente pelo tráfego (highway image by Ekaterina Sidorenko from Fotolia.com)

Procurando por vazamentos

Primeiro, lave o sistema de direção, incluindo a bomba, mangueiras, pinhão e cremalheira e os mecanismos de engate, se esses componentes estiverem cobertos por graxa e sujeira. Peças limpas tornam mais fácil a tarefa de procurar vazamentos, rachaduras e outros danos no local.

Se você suspeitar de que existe um vazamento no sistema, certifique-se de que existe fluido de direção suficiente no reservatório. Em seguida, peça a um ajudante para ligar o motor, sem acelerá-lo. À medida em que seu ajudante vira o volante para a esquerda e para direita, a pressão do sistema vai fazer com que problemas na vedação, que pode estar quebrada ou desgastada, fiquem evidentes, diz James E. Duffy em "Modern Automotive Technology" (Tecnologia Automotiva Moderna). Se necessário, use uma lanterna e um espelho para inspeção, que vem com uma haste extensível e base giratória.

Loading...

Onde procurar

Em sistemas de direção hidráulica equipados com pinhão e cremalheira, verifique se não existem rachaduras no reservatório. Além disso, verifique as mangueiras, fios e outras estruturas que se conectam ao reservatório, bomba e pinhão. Ao longo do tempo, podem ocorrer falhas na vedação do pinhão e nas vedações existentes no lado interno dos absorvedores de choque da cremalheira.

Em sistemas de direção hidráulica equipados com um engate, procure possíveis vazamentos no reservatório. Procure por vazamentos no retentor do eixo da bomba, nos anéis de vedação localizados nos parafusos perto das mangueiras de pressão e de retorno. Procure por rachaduras no corpo do reservatório.

Examine cuidadosamente as mangueiras de pressão e de retorno e outros engates onde eles se conectam à caixa de engrenagens. Procure também por possíveis danos à caixa de engrenagens, vedas e mangueiras de vedação na junta da tampa lateral do eixo stub, na tampa de fechamento e na vedação do eixo pitman.

Levante a frente de seu veículo inspecione de perto o mecanismo que liga o sistema de direção hidráulica às rodas. Balance os pneus e procure possíveis articulações desgastadas ou danificadas nas hastes e nos conectores. Também verifique se não existem porcas e parafusos soltos.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...