Como fazer uma representação da Terra com bola de isopor

••• earth image by Goran Bogicevic from Fotolia.com

As crianças podem encontrar dificuldade em imaginar as camadas da Terra. Fazer um modelo tridimensional do planeta é uma maneira interessante de ensiná-las e fazê-las entender como funciona a estrutura complexa da Terra e suas diferentes camadas. Esse também é um bom projeto para as aulas de ciências a partir da sexta série. Faça o modelo utilizando materiais simples como uma bola de isopor e argila.

Passo 1

Cubra a superfície de trabalho com várias folhas de jornal para que ela não fique suja.

Passo 2

Pinte a bola de isopor com tinta vermelha e deixe secar naturalmente. Esse será o núcleo do modelo terrestre.

Passo 3

Abra a argila laranja e coloque-a sobre o núcleo terrestre. Cubra o isopor inteiro, deixando um pequeno bloco triangular descoberto.

Passo 4

Abra a argila amarela e coloque-a sobre a camada laranja, deixando a parte triangular, que já pode ser vista com uma pequena parte da argila laranja.

Passo 5

Abra a argila azul e coloque-a sobre a amarela, deixando novamente a abertura triangular, que já pode ser vista com uma pequena parte da argila amarela.

Passo 6

Faça pequenas massas de terra que lembrem os continentes utilizando a argila verde e coloque-as sobre a camada azul.

Passo 7

Faça bandeiras com os palitos de dente prendendo um pequeno pedaço de fita adesiva em cada um. Para isso, posicione o palito no centro do pedaço de fita e dobre-a sobre si mesma.

Passo 8

Nomeie cada uma das quatro bandeiras como núcleo interno, núcleo externo, manto e crosta, utilizando o marcador permanente. Em seguida, coloque-as sobre as várias camadas. A camada vermelha é o núcleo interno, a laranja é o núcleo externo, a amarela é o manto e as camadas azul e verde são a crosta.

Mais recentes

×