Regulamentos de iluminação para cabines de pintura

Para que os trabalhadores possam dar o melhor de si, as cabines de pintura em que trabalham devem ter a iluminação adequada. Fatores a serem considerados no momento da instalação incluem o tipo de cabine e sua cor, assim como o seu tamanho. Baseado nisso, é decidida a quantidade, a dimensão e o tipo de luminárias necessárias na cabine. Também tenha em mente os regulamentos relativos à iluminação para cabines de pintura.

Tipos de iluminação

Luminárias de luz fluorescente são comumente utilizadas em cabines de pintura, acopladas aos painéis da cabine . Os regulamentos da Agência dos EUA para a Saúde e Segurança no Trabalho (OSHA), estipulam que quando painéis de vidro, ou de materiais transparentes semelhantes, servem como iluminação em áreas para pulverização nas cabines de pintura, as unidades de iluminação devem ser fixas. Luminárias também podem ser montadas nas paredes e tetos da cabine para iluminação.

Painel de iluminação

O regulamento da OSHA determina que os painéis não podem ser inflamáveis, e devem servir para separar a área de pulverização da área de iluminação. E ainda, o material do painel deve ser resistente o suficiente para não quebrar. Eles devem ser arrumados para que qualquer resíduo que se acumule neles não fique perigosamente quente durante a exposição à luz.

Regulamentos de lâmpadas

No caso da cabine utilizar luminárias de mesa para a iluminação, os regulamentos da OSHA exigem que elas estejam fora da zona de pulverização, mas dentro de cerca de 6 m da mesma, e não devem ser separadas por uma divisória. As luminárias devem também estar protegidas de materiais quentes que possam cair sobre elas, e devem estar localizadas adequadamente para evitar danos. Também não é permitido o uso de luminárias portáteis durante as operações de pulverização.

Localização perigosa

A Associação Nacional de Proteção contra o Fogo dos EUA (NFPA) afirma que qualquer fonte de iluminação localizada dentro de uma cabine de pintura é perigosa. A NFPA classifica isso como uma "Classe 1 Divisão 1" de perigo. As fontes de iluminação nesses locais não devem apresentar nenhum perigo de explosão. As fontes de luz que estiverem fora desta área de risco não precisam ser à prova de explosão. A NFPA também considera que luzes de acesso interno não apresentam perigo.

eHow Brasil
×