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Como responder a um e-mail de crítica do seu chefe

A crítica construtiva no local de trabalho pode dar aos funcionários uma nova perspectiva sobre suas funções de trabalho e configurá-los para o sucesso. Mas, quando seu chefe decide apontar suas deficiências de uma forma crítica, sem o espírito construtivo, pode lhe deixar em um impasse profissional. Não permita que a percepção negativa do seu chefe acerca de sua ética profissional para sentar e ficar carrancudo. Responda-o pessoalmente ou através de um e-mail, explicando seu lado ou pedindo desculpas, e sempre mantenha um tom respeitoso.

Instruções

Ao responder um e-mail de crítica do seu chefe, recomponha-se primeiro e então prossiga pedindo desculpas por seu erro ou explicando o seu lado (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Acalme-se para evitar levar esta emoção à sua resposta. Determine se a crítica estava embasada em fatos ou é o resultado de um mal entendido.

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  2. Decida, com base na gravidade da crítica, se seria benéfico explicar o seu lado da história pessoalmente ou através de e-mail. Agende uma reunião com seu chefe, se uma explicação for justificável da sua parte devido a um mau uso de funções profissionais. Ofereça um pedido de desculpas cara a cara. Garanta ao seu chefe que o erro não se repetirá. Desenvolva uma solução que corrija o problema atual ou possíveis problemas futuros.

  3. Corrija todos os mal entendidos imediatamente, por exemplo, caso o seu chefe tenha lhe enviado uma mensagem informando que um determinado projeto não estava dentro dos seus padrões, mas na realidade você não tinha nada a ver com ele. Responda ao e-mail e liste projetos recentes de sua responsabilidade e que você não está associado com o projeto em questão. Não declare na sua resposta que o seu patrão "cometeu um erro" ao lhe nomear como o autor do plano. É importante criar um rastreamento do e-mail envolvendo esta correção para evitar que qualquer responsabilidade futura possa ser falsamente atribuída a você.

  4. Responda ao e-mail de seu chefe eletronicamente se a crítica sobre seu desempenho no trabalho ou sobre projetos concluídos for vaga. Evite um tom defensivo na sua resposta. Mantenha o profissionalismo, agradecendo-o por lhe estender a mão. Diga a ele que você se esforça para ser um funcionário exemplar e que gostaria de receber um convite para uma reunião o mais rápido possível com o intuito de discutir possíveis soluções para suas críticas. Prossiga pessoalmente no dia seguinte, se a sua resposta não for atendida. Reúna provas que apoiem o seu desempenho, como críticas positivas e e-mails de agradecimento.

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Dicas

  • Todo mundo recebe críticas em algum momento de sua vida. Evite se torturar ou ficar pensando interminavelmente nelas. Olhe para a crítica justificada como uma forma de melhorar a si mesmo e aprenda a deixar de lado aquelas que não possuem embasamento.

Aviso

  • Abordar o seu chefe quando estiver claramente chateado pode colocar em risco o seu emprego, principalmente se você acabar fazendo declarações inapropriadas no calor do momento. Sempre enfrente seu chefe em um momento em que ambos estiverem calmos.
  • Não envolva os seus colegas de trabalho. Qualquer coisa que seja compartilhada com outras pessoas sobre o que você pensa sobre a mensagem pode ser mal comunicada aos colegas e acaba voltando para o chefe. Ele pode não apreciar o fato da sua mensagem privada ir a público.

Referências

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