×
Loading ...

Como restaurar uma espada antiga

Espadas antigas são itens de colecionador valiosos que necessitam de reparos ou restauração para manterem seu valor. Lascas na lâmina e infiltração de ferrugem são os problemas mais comuns. É importante utilizar técnicas tradicionais ao restaurar uma espada antiga para evitar causar mais danos ou deterioração. Algumas vezes durante o processo, a lâmina é completamente remontada. Isso a tornará completamente sem valor. Assegure-se de que isso não acontecerá se consultando com um especialista se você decidir restaurar sua espada.

Instruções

Nunca lixe uma espada chinesa (gold katana sword image by Paul Moore from Fotolia.com)

    Restaurando uma espada antiga

  1. Examine sua espada para encontrar a assinatura de seu ferreiro. Todo exemplar antigo destas armas foram criados por um ferreiro específico que pertenceu a uma escola em particular. Determine estes fatores para poder recuperar a lâmina ao estilo e formato corretos e trocar a guarda. Por exemplo, a escola Yamato criou um estilo de guarda que dá um formato de diamante à ela. é importante se manter fiel ao formato original da espada para manter seu valor.

    Loading...
  2. Aplique um produto de limpeza à base de óleo na espada quando não houver indícios de ferrugem e use um pedaço algodão para poli-la.

    O cabo de espada por ser recuperado (sword image by Albert Lozano from Fotolia.com)
  3. Aplique óleo ou cera sem ácido na lâmina quando houver ferrugem. Esfregue-os e depois remova-os com um algodão. Repita esse processo até não haver mais sujeira restante. Não tente remover aquelas que estiverem negras e profundas dessa maneira. Estes produtos protegerão o metal contra mais ferrugem.

  4. Use uma esponja com cera sem ácido para remover ferrugem recente e vermelha. Lustre a lâmina levemente para não causar mais aranhões. Após terminar, repita o passo 3.

  5. Faça uma solução de amônia e água em uma proporção de 60/40 e aplique-a ao cabo da espada. Isso limpará e estabilizará aqueles feitos de couro ou madeira. Uma loção para proteção de couro pode ser aplicada com um cotonete após a limpeza. Óleo sem ácido pode ser usado para polir e proteger um cabo de metal. Se ele for composto por esmalte, use água quente com sabão para limpá-lo.

  6. Consulte um perito em espadas antes de usar lixa ou lixadeira para remover lascas ou ferrugem. Em alguns casos, é melhor deixar estas impurezas ao invés de mudar o formato original da lâmina.

Loading...

Aviso

  • Algumas vezes não compensa financeiramente recuperar uma espada se isso não for aumentar seu valor de mercado.

O que você precisa

  • Pedaço de algodão
  • Produto de limpeza a óleo
  • Óleo ou cera sem ácido
  • Esponja
  • Solução de proporção 60/40 de amônia e água
  • Água quente com sabão
  • Loção para proteção de couro
  • Cotonete
  • Lixa
  • Lixadeira

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...