×
Loading ...

Como restaurar produtos de borracha natural

Borracha natural é feita da seiva da seringueira, que é drenada, aquecida e transformada em partes de borracha. A borracha tem muitos usos; é resistente à água, flexível, forte e elástica. Tendo dito isso, a borracha natural com o tempo, tende a secar, endurecer e quebrar. É geralmente mais barato e fácil trocar a parte quebrada, mas também é possível restaurar a elasticidade e a maciez naturais da borracha com alguns produtos químicos caseiros para limpeza e um pouco de tempo.

Instruções

Produtos químicos caseiros para limpeza podem ser usados para restaurar borracha. (Cleaning materials image by TekinT from Fotolia.com)

    Restaurando borracha com amônia

  1. Use a amônia para restaurar a borracha natural. Amônia é frequentemente usada para lavar utensílios de banheiro e pode ser usada para lavar roupas também. Tenha certeza de que a amônia é pura e não contém nenhum detergente ou outros produtos químicos.

    Loading...
  2. Limpe o item de borracha que você está restaurando. Esfregue bem com uma escova de aço e lave com água até que esta saia completamente clara.

  3. Coloque um pouco de amônia em um pote com água morna e mergulhe o artigo de borracha na água por 1 ou 2 horas. Isso é tempo suficiente para que a amônia evapore. Siga as instruções na embalagem de amônia para orientações de quanta amônia deve ser adicionada à água.

  4. Restaure as partes mais grossas da tubulação com água de amônia, juntando suas extremidades e fervendo-os em uma panela com água em fogo baixo por 1-2 horas.

    Restaurando borracha com glicerina

  1. Lave e esfregue o item de borracha até que esteja limpo.

  2. Enrole um chumaço de algodão em um fio rígido que possa servir como uma alça. Um cabide de aço funciona bem.

  3. Aqueça a peça de borracha em uma panela de água fervente.

  4. Tire a borracha da água fervente, então molhe o chumaço de algodão em glicerina e limpe a borracha com ele. Deixe secar por 24 horas, então aqueça a borracha novamente e limpe com mais glicerina.

    Restaurando borracha com lixívia

  1. Misture uma solução com 95 por cento de água e 5 por cento de lixívia.

  2. Aqueça a lixívia de 30 a 40 graus Celsius.

  3. Mergulhe a borracha na solução de lixívia por 10 dias. Você precisará trocar a lixívia regularmente, já que ela vai dissolvendo-se.

  4. Enxágue a soda cáustica que se forma na borracha com água, depois raspe a peça de borracha com uma faca para remover qualquer camada externa quebradiça. A borracha que sobra estará macia e maleável de novo.

Loading...

Aviso

  • Sempre use luvas quando trabalhar com produtos químicos de limpeza. Muitos deles são bem cáusticos e vão prejudicar sua pele. Certifique-se que você está fazendo isso em uma área bem ventilada onde não há crianças por perto.

O que você precisa

  • Amônia
  • Glicerina
  • Lixívia
  • Água
  • Forno
  • Escova de aço
  • Cabide de arame

Referências

Loading ...
Loading ...