×
Loading ...

Como retirar trastes de uma guitarra

Guitarra é um instrumento que normalmente possui trastes. Os trastes fornecem pontos fixos para localizar as notas em qualquer corda da guitarra. Apesar de os contrabaixos sem trastes serem mais comuns, é possível ver guitarristas tocando com guitarras sem traste em bandas de jazz. Para tocar uma guitarra sem trastes, deve-se pressionar a corda contra o braço, para soar uma nota. Você pode transformar o braço da sua guitarra com trastes em um sem trastes, removendo-as e substituindo-as por tiras de madeira.

Instruções

Retire os trastes da sua guitarra ou do seu violão (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Prenda a guitarra em uma bancada ou a imobilize com a morsa. Utilize sempre uma morsa com garras acolchoadas, para evitar danos ao acabamento do instrumento.

    Loading...
  2. Coloque a ponta da sovela contra a lateral do fio do traste e bata levemente com uma marreta para retirar o fio de dentro da ranhura no braço. Esse método garante que o braço não seja danificado, o que poderia acontecer se fosse utilizado um alicate para arrancar os fios. Batê-los demora mais, mas não danifica o braço.

  3. Limpe as ranhuras do braço com a ponta de uma faca. Na maioria das vezes, os trastes são colados no braços, então raspe todo resíduo da cola velha.

  4. Meça a espessura das ranhuras no braço com um calibrador de lâminas. Escolha uma folha de madeira de lei que corresponda a esta espessura. Utilize uma cor que contraste com o braço. Por exemplo, se o braço for confeccionado de bordo, escolha uma folha de ébano. Essas tiras de madeira servirão como marcadores visuais, para mostrar onde as notas regulares estão localizadas no braço.

  5. Com uma faca, corte a folha de madeira em tiras que meçam 6,3 cm de comprimento por 6 mm de largura.

  6. Aplique cola de madeira nas ranhuras dos trastes e aplique, em cada uma, uma tira de madeira, batendo levemente com a marreta. Espere 24 horas para a colar secar.

  7. Apare o excesso de madeira que sobrar das laterais do braço com a faca.

  8. Coloque a lixa em um bloco de lixar que tenha o mesmo raio do braço. Lixe a superfície do braço com uma lixa 800, para nivelar as peças de madeira com o topo do braço.

Loading...

O que você precisa

  • Torno ou morsa
  • Sovela
  • Marreta
  • Faca
  • Calibrador de lâmina
  • Folha de madeira de lei
  • Cola de madeira
  • Bloco de lixar
  • Lixa 800

Referências

Loading ...
Loading ...