×
Loading ...

Como revestir a bandagem de queijos com cera

Um queijo devidamente revestido com cera resiste ao crescimento de mofo e pode ser maturado com segurança por até cinco anos. Todos os passos do processo de fabricação dos queijos são importantes, mas como o revestimento é a etapa final que garante a durabilidade do queijo, ela é de grande importância. Felizmente, revestir um queijo já embalado com gaze com cera não é difícil e não demanda muito tempo. Além disso, o tempo que você gastará com isso é um investimento sólido na vida útil de seu queijo.

Instruções

É bastante gratificante fazer seu próprio queijo gourmet (Comstock Images/Comstock/Getty Images)
  1. Derreta a cera em fogo baixo em uma panela de banho-maria utilizada apenas para esse fim; não utilize a panela para derreter cera para cozinhar alimentos também.

    Loading...
  2. Passe o queijo embrulhado em gaze na cera. Faça isso quantas vezes precisar para conseguir a grossura de revestimento que deseja; algumas camadas finas protegem melhor do que uma única camada grossa. Despeje cera sobre áreas do queijo que não estiverem devidamente cobertas; não deixe nenhuma parte exposta.

  3. Coloque uma etiqueta no queijo pronto indicando a data que ele foi revestido com cera. Guarde o produto final na geladeira. Cure por pelo menos um mês, ou por muito mais tempo se estiver fazendo queijo maturado. Alguns fabricantes de queijo deixam os queijos encerados maturando por cinco anos. Deixe sua preferência guiá-lo; quando mais envelhecido, mais forte o sabor do queijo.

Loading...

Aviso

  • Não deixe seu queijo secar muito antes de revesti-lo; quando a superfície externa ficar fosca ele já está pronto para ser revestido. Se o queijo secar muito ficará com rachaduras, podendo até se despedaçar e você terá que começar de novo.

O que você precisa

  • Cera
  • Panela de banho-maria
  • Queijo embalado em gaze

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...