Como derreter vidro em casa

Há vários meios de se tornar expert na criação de utensílios de vidro

Ryan McVay/Photodisc/Getty Images

Você gostaria de trabalhar com vidros como hobby? Bom, existem vários meios de se tornar expert na criação de objetos de vidro. É até mesmo possível, com algumas técnicas, derreter vidro em casa. Com um pouco de prática, você poderá transformar recipientes de vidro em vários objetos diferentes, desde joias até artigos de decoração para casas, como candelabros e vasos.

Step 1

Consiga vidros para derreter. A maioria dos iniciantes trabalhará e derreterá vidros criados para artesanatos, como borossilicato ou um outro produto de vidro comercial. Outros derreterão qualquer coisa, como garrafas de vinho de vidro.

Step 2

Compre uma fornalha ou um maçarico para derreter vidro em casa. Você precisará de ambos para várias técnicas, incluindo o glassblowing. A fornalha montada pode sair bem cara, variando de R$ 4.000,00 até R$ 10.000,00, e as tochas podem custar centenas de reais. Esteja ciente de que, se desejar produzir algo que seja feito de vidro relativamente espesso, será necessário uma fornalha.

Step 3

Leia sobre como derreter e preparar vidros. Esse passo é, talvez, o mais importante. Trabalhar com vidros sob altas temperaturas é um processo muito complicado, podendo ser bastante perigoso se você for inexperiente. Certifique-se de comprar ou pedir emprestado livros sobre o assunto, assim como também informar-se através de cursos, tutoriais em sites e outros meios de comunicação. Entretanto, o melhor jeito de aprender é ter um instrutor do seu lado.

Step 4

Escolha um projeto. Você quer derreter vidros para fazer joias ou pretende criar objetos grandes? Por questões de reciclagem, tente criar as coisas a partir das garrafas de vidro. Elas podem se tornar lindas tábuas de queijo ou móbiles decorativos. Pesquise sobre todas as possibilidades.

Step 5

Pratique. Você facilmente poderá ficar frustrado quando o vidro derretido não resultar no objeto pretendido, mas lembre-se de que o vidro é reciclável. Você pode, tranquilamente, derretê-lo novamente e criar algo novo.

eHow Brasil
×