×
Loading ...

Como fazer sabão caseiro com uma batedeira de mão

A prática de fazer sabão é algo que remete a pelo menos 2800 a.C., de acordo com escavações feitas na Babilônia que retiraram recipientes de argila contendo uma substância que se parecia com sabão. Sua produção ainda continua, já que muitas pessoas fazem seus próprios sabões para evitar a adição de produtos químicos e conservantes geralmente encontrados em sabões comerciais. Um avanço nessa fabricação simplificou o processo: a batedeira de mão, diminuindo assim o tempo necessário para mexê-lo continuamente na panela.

Junte os ingredientes e suprimentos

Não é necessário ingredientes especiais além de soda cáustica para fazer sabão. Conforme você for se aventurando, pode adicionar óleos essenciais de flores ou ervas. Os ingredientes básicos são: - 500 g de soda cáustica - 5 xícaras de água destilada (livre das impurezas contidas na água de torneira) - 20 xícaras de azeite de oliva - Recipiente de metal para misturar a água com a soda - Panela esmaltada de 8 litros (como as utilizadas para lagostas) - Colher de pau com punho grande - Batedeira de mão - Recipiente hermético de pelo menos 22,5 x 15 x 32,5 cm - Um termômetro (opcional)

Loading...

Misture os ingredientes

Misture a água e a soda cáustica no recipiente metálico e mexa cuidadosamente; a mistura não se aquecerá. A soda pode queimar suas mãos, portanto, utilize luvas de borracha e faça o possível para não haver respingos. Espere esfriar e depois despeje o azeite de oliva na panela esmaltada e aqueça até alcançar 38 ºC. Depois do recipiente com a soda ter esfriado, derrame seu conteúdo na panela esmaltada. Desligue o fogo e mexa constantemente, mas cuidadosamente, até os ingredientes terem se misturado. Agora entra a batedeira: ao invés de misturar com a colher, utilize-a para acelerar o processo alternando entre os dois. Isso acelerará o processo do ponto, que é quando o conteúdo da panela começa a lembrar um pudim grosso. Uma dica: mantenha a batedeira na vertical o máximo possível para evitar ter que limpar uma bagunça depois.

Despeje a mistura no molde

Depois de ter chegado no estágio do pudim, despeje o conteúdo no molde, que nesse caso é o recipiente hermético. Envolva-o em um lençol e espere 12 horas antes de verificá-lo. Nessas 12 horas, a mistura deverá começar a endurecer o suficiente para que se possa retirar e cortar as barras de sabão. Coloque-as em uma grelha para que sequem por até um mês antes de utilizá-las.

Loading...
Loading ...
Loading ...