×
Loading ...

Como salgar um bife

Salgue um bife para tornar um corte magro de carne mais saboroso e suculento. Esta técnica de gourmet funciona melhor se você pretende grelhar o bife, já que isto vai tirar a umidade da carne rapidamente. Salgar é simplesmente um método de imersão da carne em uma solução de água salgada. A salmoura dissolve a proteína do bife e reduz a perda de umidade durante o cozimento, tornando-o suculento e macio. Não salgue bifes gordos, pois a carne que tem muita gordura não se beneficia da salmoura.

Instruções

Salgue bifes para que ele fique mais saboroso e suculento (Ernesto Andrade)
  1. Calcule as quantidades de sal e água necessárias. A relação de salmoura é de 1 xícara de sal para 4 litros de água. Reduza isto para pequenas porções de carne, pois você só precisa de salmoura suficiente para cobrir a carne. Por exemplo, use 1/2 xícara de sal com 8 copos de água ou 1/4 de xícara de sal com 4 copos de água.

    Loading...
  2. Misture o sal e a água em uma panela grande. Aqueça até o sal se dissolver. Deixe a salmoura esfriar antes de usá-la na carne. Você também pode adicionar temperos, como alho, alecrim ou pimenta. Algumas receitas incluem açúcar.

  3. Ponha o bife em um saco plástico grande com zíper. Ponha salmoura suficiente para cobri-lo.

  4. Ponha o saco plástico com o bife e a salmoura na geladeira. Deixe a carne de molho por uma hora.

  5. Tire o bife da salmoura, então enxague com água limpa e seque. Asse como de costume.

Loading...

Dicas

  • Um método alternativo para o bife é adicionar bastante quantidade de sal diretamente na carne. Deixe descansar de 15 minutos a 1 hora. Lave a carne, seque e asse-a.

Aviso

  • Não reutilize a salmoura.

O que você precisa

  • Bife magro
  • Sal de mesa
  • Água
  • Saco de plástico com zíper

Referências

Loading ...
Loading ...