×
Loading ...

Como secar e preservar grão-de-bico e fava

Cultivar e colher grão-de-bico e fava requer cuidados e tratamentos com as plantas durante a longa fase de crescimento, pois o sol irá secá-los. O grão-de-bico, também conhecido como gravanço ou ervanço, é um dos principais ingredientes da receita de homus. A fava é um feijão grande, excelente para fazer guisados e ensopados. Os dois grãos oferecem ótima nutrição e providenciam proteínas e fibras à alimentação.

Instruções

Colher suas próprias favas é um privilégio (Digital Vision./Photodisc/Getty Images)

    Grão-de-bico

  1. Colha toda a planta de grão-de-bico quando as folhas começarem a ficar marrons e murchar. O grão-de-bico leva apenas três meses para amadurecer, em boas condições e tempo ensolarado.

    Loading...
  2. Coloque as plantas sobre uma tela de secagem, ou outra superfície reta para secar, e mantenha-as em local quente, onde haja bastante circulação de ar. Vire as plantas, ocasionalmente, para secarem igualmente.

  3. Observe as vagens de sementes enquanto secam, para ver se elas racham. Quando as vagens se partirem, o grão-de-bico estará seco o suficiente. Para ter certeza, dê uma mordidinha em um dos grãos; se não conseguir fixar os dentes, então ele está bem seco. Caso necessário, você pode deixá-los mais um dia na tela de secagem.

  4. Armazene o grão-de-bico seco em um refratário vedado e mantenha-o em local fresco e seco. Ele tem validade de até um ano.

  5. Cozinhe o grão-de-bico seco em uma panela de pressão ou um tacho, até os grãos ficarem macios. Enxágue-os, deixe esfriar e congele-os dentro de um saco ziploc, ou coloque-os na geladeira. Os grãos cozidos permanecem frescos na geladeira por cerca de uma semana.

    Fava

  1. Tome conta da planta à medida que se aproxima a época da colheita, geralmente 85 dias após ter sido semeada. Na maioria dos climas, a colheita acontece no início do verão.

  2. Remova as vagens de sementes assim que estiverem totalmente pretas. A vagem preta indica que as sementes secaram lá dentro e estão prontas para serem colhidas.

  3. Retire as favas secas de dentro das vagens e armazene-as em uma jarra de vidro com tampa ou em um refratário vedado, até a hora de cozinhar. As favas secas permanecem frescas por até um ano, quando armazenadas em uma despensa arejada e escura. Esses feijões podem ser cozidos até ficarem macios e depois armazenados na geladeira por uma semana, ou congelados para uso futuro.

Loading...

O que você precisa

  • Tela para secagem
  • Jarra de vidro ou saco plástico vedados
  • Tacho (opcional)

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...