×
Loading ...

Sedativos para gatos

Alguns gatos têm personalidade ansiosa que exige um sedativo ocasional. Mesmo os que não tenham essa personalidade podem precisar de sedativos durante eventos estressantes, como viagens ou banho e tosa. Os gatos podem ser sedados com Erva do Gato, sprays de feromônio ou medicamentos não controlados. Antes de dar medicações a seu gato, escute conselhos e sugestões do veterinário.

Use medicamentos não controlados para sedar seu gato (House Cat image by phizics from Fotolia.com)

Erva do gato (catnip)

De acordo com especialistas, a erva do gato cria um efeito sedativo quando ingerida. Você pode comprar essa erva em lojas de animais ou em supermercados; normalmente ela é disponível para pronta entrega. A erva do gato só tem efeito em cerca de metade dos que tomam, então faça o teste em seu gato antes da hora em que ele precisará ser sedado. Deixe seu gato sentir o cheiro da erva antes antes de ingeri-la. O efeito sedativo ocorre após a ingestão. Se o gato apenas cheirá-la, ela pode ter um efeito de estimulação.

Loading...

Sprays de feromônio

Os sprays de feromônio usam o olfato de seu gato para acalmá-lo e sedá-lo. Esses sprays são normalmente vendidos em lojas de animais. Procure uma marca própria para redução do stress ou para sedação em gatos. Antes do evento estressante, pulverize o spray de feromônio no ambiente do gato. Por exemplo, se for viajar, pulverize os feromônios na caixa de transporte antes de colocar seu gato nela. Siga as instruções específicas contidas na embalagem do spray que for usar. Como os gatos podem responder de maneiras diferentes ao spray, é prudente testar seu gato com o spray antes do evento em que ele precisará ser sedado.

Difenidramina

A difenidramina é um anti-histamínico de uso humano que não precisa de receita médica. Especialistas sugerem que se administre 2 mg por quilo de peso no gato para sedá-lo. Você pode repetir a medicação a cada oito horas. Verifique com o veterinário se a difenidramina é uma opção segura e viável para sedar seu gato.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...