Como os seres humanos causam a erosão

••• growing plant in soil image by joanna wnuk from Fotolia.com

A erosão pode ocorrer por diversas razões, sendo a atividade humana a principal delas. Quando as pessoas agridem a terra com atividades envolvendo a construção civil, jardinagem, exploração de madeiras e mineração, o resultado é o enfraquecimento da camada superior do solo, que acaba causando o desgaste e a erosão.

Desmatamento

O desmatamento provocado pelo homem, bastante ligado à extração de madeira ou queimadas em florestas, é uma dos grandes motivos que causam a erosão. Remover a vegetação protetora do solo faz com que esse fique desprotegido em face da ação do vento e da água, levando à erosão. A perda da camada de solo localizada na superfície destrói a capacidade da terra de se regenerar.

Regar

Regar jardins e gramados também pode provocar a erosão. Ao usar uma mangueira de jardim ou um sistema de irrigação, a água pode cair sobre o chão com uma força suficiente para ocasionar a erosão. Regar ou irrigar em excesso também contribuirá para com a deterioração do solo.

Agricultura

A agricultura, praticada pelos humanos, é a principal causadora da erosão. Quando a vegetação é plantada no solo, a superfície acaba sendo deslocada, causando o mencionado problema. A terra solta é levada pelo vento, podendo cair em córregos e cursos de água mais próximos, tornando-os repletos de sedimentos, que acabam prejudicando o escoamento e reduzindo a qualidade da água.

Mais recentes

×