×
Loading ...

Como fazer uma serra circular caseira

A serra circular é usada por pessoas que a utilizam de forma temporária, por exemplo fazendeiros, por causa da facilidade de operação e manutenção. Ela corta mais rápido do que uma serra de fita ou uma motosserra. Ao contrário de outras ferramentas que cortam um só produto a partir de um só tronco, a circular é versátil, pois pode fazer vários por cada peça. Portanto, pode ser útil saber como montar sua própria versão da ferramenta para utilizá-la na hora que precisar de madeira, e para ganhar um dinheiro de forma fácil e rápida.

Instruções

  1. Coloque os postes de madeira (crua ou tratada) sobre uma base sólida. Isso evitará movimentos e certificará a coordenação adequada das diferentes partes da serra. Se não for assim, será difícil alinhar a serra, a estrutura e outros equipamentos por causa da vibração durante o funcionamento.

    Loading...
  2. Coloque uma laje de concreto armado no piso se este for instável e coloque postes a não mais de 1,22 m e os pés a um mínimo de 45 cm sob o nível de gelo do solo. Isso criará uma superfície de trabalho adequada para a serra e certificará que não haverá impedimentos na hora de utilizá-la. O concreto também permitirá que a base permaneça limpa em solos lamacentos.

  3. Coloque os trilhos e ajuste-os aos postes. Isso fornecerá um caminho estável para que o carro passe pela serra. As serras circulares contêm um trilho plano próximo da serra e um em V que dirige e suporta o carro.

  4. Coloque os trilhos no mesmo nível e mantenha a estabilidade. Teste-a colocando um tronco pesado sobre eles e movendo-o. Se os trilhos não estiverem nivelados, você verá movimentos que farão com que o tronco seja desviado.

  5. Coloque os carros e alinhe as montagens da serra para transportar o tronco para esta em uma linha reta e em movimento constante. Mantenha os eixos das rodas em boas condições através da lubrificação e o ajuste constantes para assegurar um movimento suave e uma vida útil prolongada.

  6. Remova os resíduos que caírem nos trilhos colocando limpadores atrás e na frente das rodas. Os resíduos podem fazer com que o carro se mova lentamente, reduzindo a velocidade de corte da sua serra. Além disso, eles são perigosos para qualquer pessoa que estiver trabalhando no local, pois podem cair ou fazer com que um tronco caia.

  7. Nivele e ajuste os pinos e colares guia da serra para mantê-la eficiente. Isso certificará que você cortará os troncos nas medidas exatas e a estrutura será firme. Segure a serra com colares e pinos para melhorar a eficiência.

  8. Esfrie as bases do mandril com um lubrificante para evitar que a serra se sobreaqueça, pois isso pode causar um funcionamento desigual e errático.

Loading...

Dicas

  • Manter o mandril em boas condições assegura uma operação segura com uma vibração mínima. O mandril é muito importante, pois é a peça giratória que serve como eixo para a serra circular.

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...