×
Loading ...

O que faz Shih Tzus beberem excessivamente?

Qualquer tipo de comportamento anormal em um animal de estimação pode ser desconcertante, mas se tem notado o seu Shih Tzu bebendo mais água do que o normal você pode estar particularmente preocupado. Mudanças na dieta de um animal de estimação podem ser sinais de problemas de saúde. Antes de entrar em pânico, no entanto, você deve saber que há uma abundância de razões potencialmente inofensivas para a sede dele. Como acontece com qualquer mudança de comportamento, porém, você deve notificar o veterinário e marcar uma consulta para o seu cachorro, afim de se certificar de que está tudo OK.

Seu cão está com sede (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Entusiasmo

Se o seu Shih Tzu é um filhote ou adolescente, pode-se beber tigelas inteiras de água por puro entusiasmo. É normal para cachorros de todas as raças engolir água. Isso é especialmente verdadeiro para os filhotes que foram criados bebendo de garrafas de água, em vez de tigelas, e cãezinhos que estejam desfrutando da livre escolha de água pela primeira vez. Nem todo cachorro vai abusar da água, mas os que assim fazem, eventualmente saem do hábito quando percebem que estão livres para beber tanto quanto quiserem.

Loading...

Superaquecimento

Shih Tzus têm pelagem longa e grossa que pode deixá-los miseravelmente quentes quando o tempo aquece. Se você mora em algum lugar quente ou a sua área está no meio de uma onda de calor, então o seu Shih Tzu pode estar bebendo água em uma tentativa de se manter fresco. Você pode ajudar o seu cão raspando-o e mantendo-o em um lugar fresco e dentro de casa, onde não fique exposto à luz solar direta. O superaquecimento pode levar à desidratação, que pode ser fatal em casos mais extremos.

Problemas hormonais

Como uma raça, Shih Tzus são propensos a hipertireoidismo e doença de Cushing. Esses são problemas hormonais que podem ser desastrosos se não tratados. O consumo excessivo de água e ofegação grave são sintomas comuns. Se seu cão tem mais de cinco anos de idade e você percebê-lo ofegante ou de repente engolindo água por qualquer razão, deve-se definitivamente ir diretamente para o veterinário. O veterinário terá que prescrever testes hormonais para o cachorro a fim de determinar se ele sofre com qualquer um desses problemas. Uma vez diagnosticado, Cushing e hipertireoidismo podem ser tratados com medicação, mas não curados.

Problemas renais

Shih Tzus também são propensos a um defeito genético chamado displasia renal. A displasia renal faz os rins do cão pararem de se desenvolver logo após o nascimento. Existem três etapas para a displasia renal. Durante os primeiros anos, você não vai ver nenhum sintoma. Em seguida, o seu cão vai ficar subitamente com muita sede e letárgico. Eventualmente, depois de vários anos, o seu animal ficará severamente debilitado, seus rins falharão e ele vai morrer. Se você suspeitar que seu cachorro pode estar sofrendo de displasia renal, leve-o a um veterinário imediatamente.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...