×
Loading ...

Sinais de que um testículo não desceu em um garanhão

Fãs de cavalos podem desfrutar de animais fortes e saudáveis criando um novo potro. No entanto, os machos, ou garanhões, podem adquirir um defeito genético impedindo o movimento testicular do interior do corpo até o escroto. Muitas variáveis ​​influenciam esse problema. Na verdade, o cavalo pode não apresentar quaisquer sinais óbvios de comportamento para a condição.

Garanhões apresentam um comportamento normal mesmo quando os testículos ainda não desceram (Photos.com/Photos.com/Getty Images)

Desenvolvimento testicular

Os testículos de um garanhão produzem células espermáticas para a reprodução. Ambos os testículos iniciam seu desenvolvimento dentro do abdômen do animal, antes do nascimento. Localizados perto dos rins, eles caem através do canal inguinal, o canal até o escroto, no momento nascimento ou logo depois. Garanhões com testículos que não desceram mantêm um ou ambos no interior do abdômen, enlaçados ou dentro do canal inguinal. O calor do corpo do garanhão impede que os testículos gerem esperma se ali permanecerem.

Loading...

Sinais comportamentais

Testículos que não desceram não afetam o comportamento do garanhão. Embora o testículo retido não possa produzir esperma com sucesso, os hormônios masculinos exalados ficam em níveis normais, como a testosterona. Na verdade, se apenas um testículo estiver no abdômen, o remanescente dentro do escroto funcionará corretamente para a reprodução.

Sinais físicos

Um procedimento típico para determinar se um ou ambos os testículos estão no abdômen é um exame de toque retal. Um veterinário tranquiliza o animal e realiza um exame retal profundo. Através do reto, o veterinário apalpa o canal inguinal nas proximidades do testículo retido. O veterinário também pode ver o interior do abdômen do garanhão usando a tecnologia de ultrassom. Ambos os exames podem confirmar se qualquer um ou ambos os testículos não desceram.

Condição de análise alternativa

Os veterinários têm a opção de usar exames de sangue para verificar uma condição de testículo retido, especialmente se não for visivelmente aparente. O sangue do garanhão é coletado duas vezes. Após a primeira colheita de sangue, o veterinário injeta o hormônio humano gonadotrofina coriônica (hCG) na corrente sanguínea. O cavalo pode ter testículos retidos no abdômen se os testes de sangue mostrarem aumentos significativos na testosterona entre a primeira e a segunda amostras de sangue.

Opções de tratamento

Comumente, um ou dois testículos que não desceram precisam ser removidos. A cirurgia pode ser feita com o animal deitado de barriga para cima ou em pé, com anestesia local. A criptorquidia no testículo é encontrada e, depois, removida. Em seguida, o veterinário remove o testículo normal do escroto.

Cuidados mentais pós-operatórios

Remover ambos os testículos afeta a produção de hormônio masculino normal do garanhão. O animal deve ser treinado na socialização com outros cavalos, bem como com os instrutores.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...