×
Loading ...

Substitutos para molho pesto

O molho pesto é uma adição saborosa e saudável a refeições, servindo de tudo, como um molho para petiscos de legumes, condimentos para sanduíches e até molho para macarrão. Quando a fascinação do pesto tradicional feito com manjericão, pinoli e parmesão se esvair, acorde seu palato alterando os ingredientes. Mude um ou todos os ingredientes-chave para complementar o prato que você está fazendo.

O molho pesto tradicionalmente inclui manjericão, pinoli e queijo parmesão (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Verdes

Substitua o manjericão nas receitas tradicionais com outros tipos de verdes. Para um toque picante, adicione rúcula ou endívia, no lugar do manjericão. Outra maneira de dar uma apimentada é adicionar as folhas de dente-de-leão; você pode encontrá-las de graça em um jardim, mas apenas pegue as que não foram tocadas por agentes químicos. Aumente o poder do pesto incorporando couve ou espinafre na mistura. Ambos contêm vitaminais e minerais essenciais.

Loading...
Rúcula adiciona um toque picante ao pesto (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)

Variações de manjericão

Desfrute o sabor do manjericão, mas com um toque a mais. Faça o pesto usando um dos vários tipos de manjericão que oferecem um sabor distinto. Use o manjericão-limão para incorporar um leve sabor cítrico ao molho; sirva com macarrão ou pratos com frutos do mar que casem bem com sabores cítricos. Coloque manjericão tailandês para pegar o forte sabor de alcaçuz desta erva no seu molho; este sabor complementa com pratos refogados. O manjericão-canela dá ao molho um temperado toque de defumado.

Tente uma variedade de manjericão que ofereça um sabor distinto (John Foxx/Stockbyte/Getty Images)

Nozes

Varie o sabor do seu pesto trocando o tipo de nozes que irá usar. Ao invés do típico pinoli, tentei colocar nozes. Toste as nozes em uma frigideira no fogão em fogo médio de 3 a 5 minutos ou então em um forno a 180º C, de 5 a 8 minutos ou até que comecem a ficarem marrons. Tostar aumenta o sabor das nozes, o que adiciona uma textura carnuda ao pesto. Castanha de cajú e amendoim, que são mais baratos do que a maioria das outras nozes, são outras adições saborosas ao pesto

Nozes adicionam um forte sabor e uma textura carnuda ao pesto (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Queijo

Mude o queijo no molho de pesto para dá-lo um sabor completamente novo. Tradicionalmente feito com parmesão, uma receita básica se adapta bem a todos os tipos de queijo, duros ou macios. Faça um molho liso e cremoso incorporando queijo de cabra, gorgonzola ou feta na mistura. Para um sabor acentuado e uma textura pedaçuda, use o queijo cotija, pecorino ou asiago. Para realçar o sabor do queijo, grelhe-o logo antes de adicioná-lo ao molho pesto.

Use seu queijo favorito no molho pesto (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)

Vegano

Vá de vegano e deixe o queijo completamente fora do seu molho pesto. Ao invés disso, adicione pasta de missô ou levedura nutricional. A pasta missô tem uma textura espessa e um sabor salgado que substitui bem o queijo parmesão. Levedura nutricional também tem um sabor de nozes e uma textura similar ao queijo grelhado.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...