Como colocar paralelepípedos em um chão não nivelado

Paralelepípedos em um padrão de espinha de peixe

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Se todos os chãos fossem nivelados, muitas construções seriam mais fáceis. Entretanto, a Terra não é plana, e, por isso, os paralelepípedos de jardim às vezes devem ser instalado em áreas irregulares. Existem técnicas de design para lidar com essas situações. Todos os pavimentos -- de tijolo, concreto ou pedra -- devem ser colocados sobre uma base firme de cascalho e areia, ou, em condições extremas, de concreto. A primeira coisa que você deverá fazer antes de instalar pavimentos é avaliar o terreno. Use uma tábua longa e um nível para determinar encostas e vales. Desenhe um diagrama mostrando grandes mudanças na área onde você trabalhará.

Step 1

Construa caminhos em um terreno desnivelado acomodando-os ao terreno. Incorpore pequenas encostas -- algumas quedas ajudarão a drenagem. Projete em torno de grandes obstáculos, como pedras grandes ou depressões. Um caminho curvo pode ter mais apelo visual. Use etapas ou terraços nas encostas mais íngremes. Construa as etapas em declives íngremes de cerca de 1 m de largura e 1 m de altura. Faça degraus de terraço sobre campos menores, com declives suaves longos que levem a degraus curtos. Prenda as bordas dos degraus girando os paralelepípedos para os lados ou na extremidade. Eles devem ser suficientemente sólidos para reter o solo. Coloque lajes como trampolins individuais descendo uma ladeira.

Step 2

Avalie o terreno para um pátio. Descubra se morrinhos escondem pedras ou outros elementos sólidos. Verifique depressões e vales para ver se resultam de um cano de drenagem com vazamento ou se são depressões naturais de drenagem. Remova pedras, mova o pátio para longe delas ou incorpore-as no pátio, dependendo do tamanho e outras condições. Substitua os canos de drenagem com vazamentos. Desvie a drenagem natural para outras áreas -- a água deve ser eliminada, de modo que não flua sobre ou sob a superfície do pátio. Use uma pá para fazer valas e depressões suaves em um quintal, para mudar o padrão de drenagem.

Step 3

Nivele um pátio em terreno excessivamente desnivelado com muros de retenção de um ou de ambos os lados. Se a inclinação for muita, coloque um muro de retenção no lado de baixo, feito de tijolos ou paralelepípedos, e outro no lado oposto. Se o campo for moderado, uma única parede pode ser suficiente, com um lado nivelado com o solo. Construa esses muros com argamassa para torná-los sólidos e para suportar o peso de terra, base e paralelepípedos por trás deles. Se eles tiverem mais do que 30 cm de altura, construa em etapas nos pontos de entrada.

Step 4

Escave a área onde serão colocados os paralelepípedos com uma pá ou escavadeira. Cave 15 cm de profundidade para passeios, pátios e outros tipos de pavimentação que não suportarão muito peso. Escave pelo menos 20 cm para calçadas, e mais profundo para qualquer superfície que precise suportar grandes barcos ou outros veículos pesados. Coloque cascalho primeiro -- 5 cm para passeios e pátios -- e compacte firmemente. Use cascalho médio -- 1,5 a 2 cm. Comece com o cascalho maior para calçadas e, em seguida, adicione um curso menor. Termine a base com pelo menos 5 cm de areia média. Não use areia de construção grossa ou areia de alvenaria fina.

Step 5

Alise a base de areia movendo uma tábua 5 x 10 sobre ela. Agite-a de um lado a outro para assentar a areia firmemente. Coloque tijolos ou blocos em qualquer padrão desejado, mas sempre alternando as juntas e lacunas. Coloque lajes para caber no contorno do pátio; elas terão largura e comprimento aleatórios. Use um nível para certificar-se de que a superfície esteja plana. Bata os paralelepípedos firmemente no lugar com um martelo de borracha.

Step 6

Termine qualquer pátio, caminho ou superfície pavimentada varrendo areia nas aberturas. Para uma instalação mais forte com menos probabilidade de ervas daninhas penetrantes, use areia polimérica, que possui um ligante que veda articulações depois de molhada.

eHow Brasil
×