×
Loading ...

Como fazer um tablado para uma cama com gavetas

Um tablado de uma cama com gavetas é um jeito versátil de utilizar espaços pequenos ou quartos, fornecendo tanto armazenamento quanto firmeza. Um tablado bem elaborado pode ser feito de materiais facilmente obtidos e pode durar muito tempo, desde os primeiros passos de seu filho até quando ele for para a faculdade. Ela pode ser finalizada para satisfazer os caprichos de uma criança ou de um adulto sofisticado. A plataforma a seguir será construída com madeira compensada e toras de madeira serrada de 40 mm × 90 mm, com um tipo de armazém para livros em baixo.

Instruções

    Como fazer

  1. Corte duas chapas de madeira compensada de 102 cm de largura e 193 cm de comprimento. Corte quatro de cada da madeira serrada em 193 cm de comprimento, esses serão os lados de seu tablado (de cima de de baixo). Corte quatro de cada da madeira serrada em 102 cm de comprimento para as extremidades do tablado. Para os suportes centrais corte quatro de cada da madeira serrada em 93 cm. Para o sustento de canto corte quatro madeiras serradas com 61 cm cada.

    Loading...
  2. Coloque duas das toras de madeira serrada de 193 cm no chão ou na sua mesa de trabalho. Anexe dois dos pedaços de 102 cm nos cantos internos (formando uma caixa). Enquadre os lados e coloque os suportes de canto com parafusos. Coloque dois dos pedaços de 93 cm espaçando-os igualmente no centro da caixa em centros de 48 cm. Prenda-os com parafusos e instale os suportes de canto em cada canto para dar força e rigidez.

  3. Repita o procedimento acima para a parte de cima do tablado. Prenda os suportes de canto das toras de madeira (61 cm) a todos os cantos internos. Prenda essa parte da metade de cima do tablado.

  4. Pregue o pedaço da madeira compensada (102 cm x 193 cm) na armação já completa, ao longo das extremidades até o centro. Vire ao contrário e prenda a segunda peça de madeira compensada da mesma maneira. Fixe as peças finais da madeira compensada em cada canto da cama. Os lados permanecerão abertos.

  5. Aplique o spray adesivo nos cantos das toras de madeiras que estão expostas. Aplique também ao longo das extremidades de cima e de baixo, fixando-os na estrutura das toras e nas extremidades da madeira compensada com cola e parafusos. Use o spray adesivo nos quatro cantos da parte de fora para cobrir as imperfeições. Lixe todo o projeto, passe tinta base, pinte e aplique duas ou três camadas de tinta de poliuretano.

  6. Coloque as rodinhas em cada canto de baixo do tablado para facilitar o movimento, para quando for limpá-lo ou mudá-lo de posição. Faça um furo do tamanho recomendado na embalagem da rodinha e insira os seus eixos.

Loading...

Dicas

  • Esse tablado pode ser colocado contra a parede, deixando uma parte da estante de livros exposta ou pode ficar centrada na parede dando acesso a ambos os lados. Para complementar a decoração dessa cama, uma estante (comprada ou construída) pode ser usada como cabeceira.

O que você precisa

  • Três chapas de madeira compensada (122 cm x 244 cm por 2 cm)
  • Madeira serrada de 38 mm x 89 mm, com 230 cm de comprimento
  • Parafusos e pregos
  • Martelo
  • Serra
  • Quadrado
  • Tinta
  • Spray adesivo
  • Oito suportes de canto
  • Quatro rodinhas
  • Cola

Recursos

Loading ...
Loading ...