×
Loading ...

Como fazer um tabuleiro de madeira para um jogo de trilha

Os jogos de tabuleiro de madeira estão se tornando cada vez mais populares pois sua espessura pode dar uma aparência tridimensional ao invés dos tabuleiros planos convencionais. Os brinquedos feitos de madeira permanecem planos, mas ficam mais espessos pelo bloco de madeira que compõe o jogo. Fazer um bloco de madeira em casa para usar em um jogo de trilha é simples quando possui todas ferramentas e materiais adequados na mão.

Instruções

Jogos de tabuleiro podem ser feitos com um bloco de madeira (plank image by Adrian Hillman from Fotolia.com)
  1. Meça a madeira que será utilizada no quebra-cabeça para ter certeza que seja grande o suficiente para acomodar a forma desejada. Decida se o tabuleiro será redondo, quadrado, oval ou retangular.

    Loading...
  2. Desenhe o contorno do tabuleiro sobre a madeira compensada, quando a forma do passo 1 tiver sido decidida. Use a trena para fazer medidas e linhas exatas, se estiver fazendo um formato retangular. Você também pode usar um transferidor, se quiser fazer uma forma circular ou oval.

  3. Corte o bloco com a serra de mesa. Siga as linhas desenhadas no passo anterior para obter uma forma uniforme e exata.

  4. Lixe a madeira compensada com uma lixa para alisar as bordas recém-cortadas. Quanto mais lixar as bordas, mais lisas e moldadas ficarão. Lixe o suficiente para deixar as bordas mais arredondadas. Isso também ajuda a proteger contra lascas e rachaduras da madeira.

  5. Delineie os detalhes do tabuleiro com um lápis. Decida onde os furos do jogo de trilha devem ficar e faça uma marca com um lápis. Faça pequenos orifícios de aproximadamente 6 mm de profundidade e coloque as cavilhas de madeira nessas extremidades. O tabuleiro para o jogo de madeira está concluído.

Loading...

O que você precisa

  • Trena
  • Transferidor, se necessário
  • Madeira compensada de 2,5 cm de espessura
  • Serra de mesa
  • Lixa
  • Furadeira com broca 1/4
  • Cavilhas de madeira 1/4

Referências

Loading ...
Loading ...