Tecidos e materiais tradicionais do Egito
Photos.com/Photos.com/Getty Images
Antes da era da influência ocidental massiva, as culturas egípcias tradicionais duraram mais de 500 anos. Durante esse tempo, os egípcios usavam uma variedade de tecidos e materiais na produção têxtil. Através dos períodos Antigo, Ptolomaico e Medieval, materiais usados para têxteis variavam com a mudança de gostos dos egípcios e das sociedades com quem eles negociavam.
Os primeiros têxteis egípcios
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Os egípcios antigos ficaram conhecidos por seus têxteis de alta qualidade, os quais eles trocavam com outras sociedades. O linho egípcio antigo permaneceu o tecido preferido por todo esse período. Os produtores usavam plantas de linhaça como matéria-prima. Essas plantas têm um período de crescimento curto e estão entre as fibras cultivadas mais fortes e longas. Além do linho, os egípcios antigos usavam outros produtos, como pelo de cabra ou lã de ovelha; o uso da lã, no entanto, era limitada pela crença muito difundida na época de que este era um material sujo.
Mudanças nos materiais durante os períodos Ptolomaico e Romano
Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images
Durante o Período Ptolomaico (323 a.C a 31 a.C), o linho permaneceu o tecido favorito dos produtores têxteis egípcios, porém, outros materiais ganharam popularidade. Os ptomoleus restringiram as áreas destinadas para cultivo da linhaça e introduziram o controle de preços. Como resultado, a lã, que antes era considerada "suja" na cultura egípcia, ascendeu seu uso como matéria prima no Período Ptolomaico e manteve-se como a principal fonte de material para tecidos. Os mercadores apresentaram a seda aos egípcios neste mesmo período. Os produtores têxteis do Egito adotaram rapidamente a seda como material para tecido, mas os administradores romanos e bizantinos restringiram pesadamente o uso desta.
Materiais para tecidos usados na Idade Média
Jupiterimages/Photos.com/Getty Images
Os egípcios continuaram a usar o linho como sua matéria-prima principal na fabricação de tecidos durante a Idade Média. Os linhos egípcios ganharam reputação por terem a melhor qualidade do mundo. Também na Idade Média, o uso da lã como material para tecido ganhou o segundo lugar na escala de produção, próximo ao linho, como resultado das tribos islâmicas que se acomodaram na área com seus rebanhos de ovelhas. Depois do colapso do Império Romano e do Império Bizantino, a seda tornou-se a terceira matéria-prima mais usada nos tecidos egípticos. Os produtores têxteis do Egito começaram a usar o algodão em quantidades limitadas, normalmente combinando-o com outros tecidos.
Usos para o tecido e materias tradicionais egípcios
Photos.com/Photos.com/Getty Images
As indústrias têxteis do Egito produziram tecido para usos variados através dos séculos. A maioria do governantes egípcios estabeleceram fábricas têxteis no palácio para fazer tecidos exclusivos para o espaço e seus moradores. Os egípcios também exportaram seus linhos de alta qualidade e tecidos para mercados destinados às elites europeias. Para o uso diário, no entanto, a maioria dos egípcios usavam roupas de linho e tinham um estilo muito simples.
Referências
Sobre o Autor
Matthew Ferraton graduated with a Master of Arts in history from Cleveland State University in December, 2008. During his graduate studies, Ferraton published local histories for the Euclid Corridor Oral History Project. He has been freelance writing for the Web since 2009.
Créditos Fotográficos
Photos.com/Photos.com/Getty Images