×
Loading ...

Técnicas para ensinar rotinas para crianças autistas

As crianças autistas têm dificuldade com a comunicação, situações sociais e comportamento repetitivo. Criar um ambiente com estruturas e rotinas irá ajudar a criança autista. Sem esse ambiente, a criança pode encontrar dificuldades no aprendizado e desenvolvimento. Leve em consideração se esforçar para criar rotinas para a sua criança em casa e na escola.

Crianças com autismo podem prosperar em um ambiente com rotinas (chldren teaching image by Julia Britvich from Fotolia.com)

Use estímulos visuais

Estímulos visuais podem ser úteis para crianças autistas, tanto em sua infância quanto conforme elas crescem. Use esses estímulos para formar a agenda de atividades diárias da criança, incluindo o banho, a hora de se vestir, de comer, de estudar e de brincar. Você pode incluir agendas menores para cada atividade individual. Por exemplo, no banheiro, você pode colocar imagens de mãos se lavando, secando e luzes sendo apagadas. Tente se ater à rotina o máximo possível. Uma mudança na rotina pode acabar em ataques, auto-ferimentos ou chiliques violentos. Mantenha a calma e tente recolocar sua criança nos trilhos.

Loading...

Álbum de gravuras de emoções

Algumas crianças com autismo são não-verbais. Elas podem ficar frustradas com os trabalhos de sala ou a terapia. Colete um álbum de gravuras que expresse emoções diferentes. Isso irá oferecer à sua criança uma saída para comunicar sentimentos. Em contrapartida, ajudará você, os membros de sua família e os terapeutas a entender as emoções de sua criança.

Diminua os ruídos

Barulhos altos e interrupções podem criar bastante estresse para uma criança com autismo. Você irá querer criar um ambiente silencioso de aprendizado em casa. Coloque a sala de jogos ou de estudos longe de televisões, rádios ou outros eletrônicos que possam assustar sua criança.

Incorpore o toque na rotina

Algumas crianças reagem bem ao toque. Tocar um objeto antes de apresentá-lo à rotina irá ajudar sua criança a se acostumar para a próxima atividade. Por exemplo, antes de tomar um banho, deixe-o tocar a água ou a toalha. Se você quiser que ele coma algo, deixe-o segurar um garfo ou um prato por alguns minutos. Ele precisa de tempo para entender o que se espera que ele faça em seguida. Após escolher um objeto para associar a uma atividade, não o mude. Mudar qualquer parte da rotina pode causar ansiedade em uma criança com autismo.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...