×
Loading ...

Técnicas para fotografia still life

A fotografia still life engloba fotografias de tudo aquilo que não se move, o que não envolve humanos e animais que conseguem ficar parados por muito tempo. Fotografias de alta qualidade geralmente vêm da luz correta. Uma má iluminação impede que certos detalhes da foto apareçam, mudam a cor e podem fazer o objeto parecer pouco atraente. Fotógrafos procuram a quantidade certa de luz para que as áreas sombreadas e iluminadas criem contraste, o que faz as dimensões da imagem se destacarem.

As melhores fotos são feitas graças à boa iluminação (fashion photo image by Alfonso d'Agostino from Fotolia.com)

Fontes de luz pequenas

Usar fontes de luz pequenas em um estúdio de fotografia pode ajudar o fotógrafo a destacar certas partes da foto, conforme necessário. Fotógrafos podem experimentar com estas luzes até que achem uma configuração que os agrade. Esta técnica também costuma ser mais barata do que usar equipamentos de iluminação mais caros. Alguns refletores vêm com filtros especiais que deixam a luz mais compatível com a luz do sol.

Loading...
A luz faz toda a diferença para uma boa fotografia (waterlily in spot light image by Flashon Studio from Fotolia.com)

Luz do dia

A luz do dia dá aos objetos um visual muito natural que vários fotógrafos buscam e consideram ser o tipo ideal de luz. No entanto, a luz do dia nem sempre está disponível, então muitos fotógrafos usam difusores para conseguir um efeito parecido. Eles também podem usar a previsão do tempo para definir quando a luz do dia estará melhor, mas o fotógrafo dependeria exclusivamente de condições climáticas para agendar as sessões fotográficas.

A luz do dia deixa as fotos com um ar natural (teddy bear with flowers on the window sill image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)

Flashes

Flashes podem eliminar as sombras, que por sua vez podem arruinar a qualidade da imagem. Portanto, fotógrafos de still life normalmente usam o flash para eliminar sombras de uma área específica. Os flashes às vezes são direcionados para o teto para eliminar as sombras. Fotógrafos usam flashes nas câmeras e também avulsos, já que os das câmeras nem sempre acertam e eliminam as sombras. Mas, se usadas corretamente, as sombras podem ser visualmente interessantes e criar um efeito bonito.

Saiba equilibrar luz e sombra (studio flashes image by sasha from Fotolia.com)

Tamanho do estúdio

Fotógrafos de still life às vezes têm dificuldades em obter luz solar suficiente para iluminar um objeto inanimado. Quanto menor o estúdio, menos luz o fotógrafo precisará para iluminá-los. No entanto, ele tem que se preocupar com a luz refletida nos objetos criando efeitos inesperados que podem deixar a imagem muito clara e brilhante.

É preciso prestar atenção à luz refletida (photographer image by sasha from Fotolia.com)

Iluminação de fundo

Uma maneira comum de destacar o objeto na foto é usar luz de fundo. A luz de fundo ilumina o segundo plano, de forma que o objeto no primeiro plano se destaca. Isso ajuda o espectador a ver o objeto que deve ser enfatizado na imagem e faz com que o espaço pareça tridimensional. O fotógrafo usa uma luz que acende no momento em que ele tira a foto.

Luz no segundo plano destaca o objeto (backlit yellow lilly image by Tomo Jesenicnik from Fotolia.com)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...