Como testar uma bobina ou vela no motor de um cortador de grama

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Existem três itens principais para começar a operar um cortador de grama: ar, combustível e centelha. Como checar um filtro de ar entupido ou encher o tanque de combustível não exige muito raciocínio, determinar se a vela de ignição está gerando a centelha necessária para queimar o ar e o combustível pode ser complicado. Felizmente, o trabalho é facilitado pela simplicidade dos pequenos motores da maioria dos cortadores de grama. Com alguns itens básicos é possível determinar rapidamente a integridade do sistema de ignição.

Passo 1

Abra o capô do cortador de grama ou a proteção que da acesso à bobina de ignição. Localize a bobina de ignição no motor seguindo o cabo da vela até a bobina.

Passo 2

Retire o cabo da vela e remova a mesma. Coloque-a de lado por enquanto. Desconecte o interruptor da bobina de ignição retirando o cabo diretamente dela.

Passo 3

Insira o testador de vela ou a vela sobressalente no cabo. Aterre o testador ou vela colocando-o diretamente contra o invólucro de metal do motor.

Passo 4

Enrole um pequeno pedaço de corda em torno do pêndulo do motor, a peça em forma de disco redondo acima do motor. A corda vai permitir que você gire o volante a uma velocidade maior do que se girá-lo com a mão.

Passo 5

Gire a chave de ignição do cortador de grama e puxe a corda para girar o pêndulo. Analise o testador ou a vela, procurando uma faísca entre os eletrodos. Se estiver presente uma faísca, a bobina de ignição está funcionando corretamente. A ausência de faísca é sinal de que a bobina de ignição precisa ser substituída.

Passo 6

Desligue o interruptor de ignição e remova a vela ou o testador. Coloque a vela original de volta, e ponha o cabo da vela contra o motor.

Passo 7

Rebobine a corda em torno do pêndulo e desligue o interruptor de ignição do cortador de grama. Puxe a corda para girar o pêndulo e verifique se uma faísca é criada com a vela original. Se uma faísca está presente, ela está funcionando corretamente. Caso não haja faísca, será necessária a substituição da vela de ignição.

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