Como tingir musgo

••• Jupiterimages/Comstock/Getty Images

Musgo é usado em projetos de plantio, obras de arte e artesanato. Muitas vezes, ele precisa de um pouco de cor para se destacar. O musgo simples é geralmente cinza, verde-claro, prata ou marrom. É fácil tingi-lo. Existem dois tipos para se trabalhar. O líquen, também conhecido como musgo de rena, e o musgo espanhol são as mais comuns para usar em projetos. O último, se for de cor clara, pode ser encontrado em lojas de hobby e algumas lojas de tecido. Quanto mais claro for o musgo, melhor ficará o tingimento.

Passo 1

Espalhe o musgo nos jornais. Remova cuidadosamente galhos ou folhas que não queira no produto final. Com a tesoura, corte para remover as pontas escuras e modele.

Passo 2

Seguindo as instruções do corante ativo de fibra, prepare o corante com água fria. Use a colher de pau para agitá-lo até ficar bem misturado.

Passo 3

Mergulhe o musgo completamente. Deixe de molho. Mexa de vez em quando. A duração vai depender do tom desejado. Quanto mais tempo o musgo ficar no corante, mais cor ele vai absorver até um certo ponto. Use luvas.

Passo 4

Esprema o musgo para remover o excesso de água. Use luvas nesta etapa para não deixar suas mãos da cor do corante.

Passo 5

Ponha o musgo no jornal e deixe secar. Espere até que ele esteja completamente seco antes de usá-lo em um projeto.

Mais recentes

×