×
Loading ...

Que tipos de chiclete existem?

Uma guloseima apreciada tanto por crianças quanto por adultos, o chiclete é disponibilizado em uma variedade de formas, cores e sabores. Alguns fabricantes estão no mercado há décadas, mas empresas novas continuam a aparecer oferecendo embalagens bonitas e sabores exóticos. Algumas passarão no teste do tempo, outras desaparecerão quando a próxima novidade da indústria surgir. Originalmente feitos da seiva da árvore Sapoti, hoje as bases do chiclete vêm de fontes artificiais, como a borracha.

O chiclete é uma guloseima adorada por pessoas de todas as idades (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

Chiclete de bola

O chiclete é uma novidade saborosa que, como o nome indica, produz bolas depois de bastante mastigado e amaciado. Os primeiros só tinham um gosto distinto, diferente da variedade de sabores de hoje. Embora as crianças anseiem por experimentar chicletes de bola de vários sabores, muitos adultos preferem o gosto nostálgico dos de antigamente. Eles vinham em blocos, em bolas e em pirulitos que, depois de chupados, muitas vezes se revelavam no núcleo. Variações sem açúcar estão disponíveis e são adocicadas com adoçantes artificiais em vez de açúcar.

Loading...

Goma de mascar

O chiclete de bola não é para qualquer um, e a goma de mascar é uma escolha popular para os consumidores mais sofisticados. Similarmente às crianças que mascam o chiclete pelo gosto, muitos adultos apreciam o sabor intenso das gomas de mascar. Muitos mascam chiclete com um propósito em mente, como para relaxar os músculos da mandíbula, reduzir a ânsia por açúcar e aliviar a tensão. Esses chicletes vêm em uma variedade de estilos como em palitos, em forma de fitas coloridas e em tabletes. Os mais recentes oferecem artifícios como mudança de sabor depois de mastigar por um tempo, ou um recheio líquido no centro. Os sabores mais populares são o hortelã, menta, canela e tutti frutti.

Chiclete médico

Nem todos os chicletes são feitos para diversão. A popularidade deles levou seu uso a um sistema de certas medicações. Um dos mais comuns, o de nicotina, é uma goma de mascar usada por fumantes que estejam tentando parar de fumar. O sucesso por trás dele é duplo: o fumante mantém sua boca cheia, o que o ajuda a eliminar a vontade de acender um cigarro, e uma pequena quantidade de nicotina é despejada no organismo, ajudando a deter a vontade. Outros tipos de chicletes medicinais incluem o dietético, que suprime o apetite; o antioxidante, que ajuda a melhorar o sistema imunológico; o de ervas; o com vitaminas e o enriquecido com minerais, que ajuda a combater resfriados e outros vírus.

Chiclete dental

O chiclete dental foi projetado como uma maneira simples de melhorar a higiene bucal. Há uma variedade disponível; alguns são feitos para limpar e clarear os dentes e outros para refrescar o hálito. Alguns fabricantes adicionam agentes limpantes naturais como bicarbonato de sódio e peróxido para aumentar o efeito branqueador. O xylitol é um adoçante natural encontrado em muitos deles, sendo famoso por ajudar a clarear os dentes e impedir a proliferação de germes.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...