×
Loading ...

Tipos de Corantes fluorescentes e seus usos

Segundo o site Dyespigments.com, o corante fluorescente é causado pelos seus átomos que absorvem energia de outras fontes e produzem luz, e são essas qualidades emissoras de luz que tornam os corantes fluorescentes úteis. Eles vão desde os tipos de cores para fins de codificação até para a identificação de combinações químicas que reagem de forma diferente dependendo da química que o corante possui.

Corantes fluorescentes vêm em vários tons e têm finalidades de uso médico e industrial (dye image by Orlando Florin Rosu from Fotolia.com)

Características

As propriedades emissoras de luz dos corantes fluorescentes, juntamente com a sua composição química, os distingue de outras tintas e corantes. Outras características encontradas nos diferentes tipos de corantes fluorescentes são a solubilidade em água e a alta detectabilidade quando misturado com outras tintas, corantes e produtos químicos. Eles são fáceis de se ver a olho nu, contêm baixa toxicidade quando comparados a outros corantes e tintas, são estáveis ​​em um ambiente de água normal, possuem uma cor forte e excelentes propriedades de solidez e boa estabilidade, de acordo com o site dyespigments.com.

Loading...

Tipos

Os corantes fluorescentes vêm em vários tons e têm diferentes propriedades de emissão de luz. Por exemplo, a Gene Link produz corantes fluorescentes em tons de verde, laranja, rosa, violeta, azul, vermelho, roxo, cinza, mostarda, e um tom variado, que é feito sob medida para clientes com propósitos especiais. A Tracerline faz um outro tipo de corante fluorescente, mas não em cores específicas. Em vez disso, eles produzem tintas utilizadas em conjunto com produtos químicos. Os tipos de corantes fluorescentes são Dye-Lite TP-3090, produzido para funcionar com gasolina, Dye-Lite TP-3100 para óleo combustível e diesel, Dye-Lite TP-3200 para uso com o fluido de direção hidráulica, Dye-Lite TP-3325 para produtos químicos à base de éter, TP 3350 para fluidos à base de petróleo convencionais, TP-3390 para utilização com água e produtos químicos à base de glicol.

Usos

Corantes fluorescentes têm várias aplicações, sendo a maioria industrial. O site Dyespigments.com relata que os corantes fluorescentes são utilizados como um líquido penetrante para encontrar fissuras em materiais e para a pintura de plásticos e resinas sintéticas, como um ingrediente na tinta de impressão e em produtos de paintball. Outra finalidade dos corantes fluorescentes é na indústria médica. Por exemplo, a Gene link produz corantes fluorescentes para uso em primers e sondas moleculares em categorizações, identificações e testes genéticos. Os corantes fabricados pela Tracerline são usados para a detecção de vazamentos em ar condicionado, em dispositivos a gasolina e diesel e em dispositivos hidráulicos. Corantes fluorescentes também podem rastrear formações calcárias no solo, e esse método visual de detecção tem sido usado há mais de 100 anos.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...