×
Loading ...

Tipos de madeira usados em pistas de boliche

O boliche se origina de um antigo jogo egípcio que data de 5200 a.C. Atualmente, mais de 100 milhões de pessoas em mais de 90 países diferentes se divertem com esse jogo. Algumas pistas são feitas de material sintético, mas muitas ainda usam madeira. Os tipos de madeira usados em pistas de boliche incluem madeiras que também são usadas para a fabricação de móveis e pisos.

Pistas de boliche são feitas de vários tipos de madeira (Andrew Burton/Getty Images News/Getty Images)

Bordo

O bordo é uma madeira dura com uma textura uniforme granulada e lisa. As cores variam de um marrom claro do cerne até um tom escuro dos anéis mais antigos e o branco do alburno. Das 115 espécies de bordo, dois tipos são cultivados comercialmente: bordo macio, como o vermelho e prata, e bordo duro, que inclui o bordo de açúcar e o preto. O bordo é usado para fazer o piso de quadras e pistas de boliche por causa da natureza durável da madeira, a característica de ser resistente ao choque (quando bolas de boliche acertam o chão, por exemplo) e a densidade que permite o frequente retoque no acabamento feito no boliche. As pistas de boliche são construídas usando tábuas pesadas de bordo, cada uma pesando aproximadamente 180 kg, em seções com encaixes que são pregados e colados. Geralmente, os primeiros 3,5 metros da pista, incluindo a área em que o jogador fica, são feitos de bordo.

Loading...
Pistas feitas de bordo (toodlingStudio/iStock/Getty Images)

Pinheiro

O pinheiro é uma madeira macia com um granulado reto, uma textura uniforme e é branca ou amarelo claro, que escurece para um laranja forte com o tempo. Os pinheiros são mais comuns no hemisfério norte. O pinheiro branco ocidental (Pinus monticola), uma das 100 espécies existentes, foi descoberto e nomeado pelo explorador David Douglas em 1831. O pinheiro é uma das madeiras preferidas dos carpinteiros por ser fácil de trabalhar, manualmente ou com ferramentas, é resistente ao encolhimento, é razoavelmente forte (mas não tão forte como as madeiras duras) e é resistente à deterioração. De acordo com Ruth Midgley, autora do guia esportivo “The Rule Book,” (Griffin, abril de 1987) tábuas de pinheiro formam a área do meio das pistas de boliche. Ela diz: "Os primeiros 3,5 metros das pistas de madeira são feitos de bordo, os próximos 14 metros são feitos de pinheiro e a plataforma dos pinos é feita de bordo.

Interior de um boliche (voltan1/iStock/Getty Images)

Cerejeira

A cerejeira é uma madeira dura com um granulado reto e fechado e uma cor marrom avermelhada brilhante, que escurece com a idade e exposição ao sol. A madeira da cerejeira é usada por fabricantes de móveis porque é difícil de entortar, é forte, porém leve, e é considerada uma das madeiras mais bonitas para decoração. A madeira resiste bem ao choque, o que é uma boa propriedade para fazer o piso de pistas de boliche, já que o esporte usa bolas extremamente pesadas, pesando até cerca de 7 kg.

Pistas de cerejeira (toodlingStudio/iStock/Getty Images)
Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...