×
Loading ...

Tipos de tosa para um filhote de yorkshire

Apesar de escovação e tosa de pelos serem cuidados triviais para um cão, a maneira que você escolhe para enfeitar o seu Yorkshire Terrier pode afetar seu conforto e nível de atividade. Não importa qual o estilo escolhido, é importante garantir que o pelo do seu yorkie esteja limpo e livre de parasitas e nós. Mantenha as unhas do seu cachorro cortadas para garantir que ele não arranhe você durante as brincadeiras. Embora seja possível escovar e tosar o pelo do seu filhote de cachorro com os equipamentos e acessórios adequadas em casa, os serviços de um especialista tem melhor resultado final e ficam prontos em menos tempo.

O pelo desgrenhado de um yorkie pode interferir na sua visão (NA/PhotoObjects.net/Getty Images)

Tosa curta

A maioria dos donos de yorkshire preferem deixar curto o pelo dos seus animais. Os filhotes tendem a ser bastante ativos e fazerem muita bagunça, e fica difícil manter o pelo mais longo bem arrumado. Muitos filhotes de yorkie ainda não conseguem deixar o pelo longo e sedoso, sendo a tosa curta a única opção. O tosador profissional irá cortar o pelo ao redor dos olhos e focinho do filhote e talvez também corte os pelos do corpo, para um visual mais uniforme.

Loading...
A tosa curta é a escolha mais conveniente para filhotes de yorkie (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pelo longo

O pelo longo e sedoso dos yorkshires adultos é uma de suas marcas registradas. Muitas exposições e competições de cães exigem que os yorkshire terriers tenham pelos longos. Os filhotes mais velhos que já tem o pelo mais comprido e que podem tolerar sessões mais prolongadas de escovação também podem ficar elegantes e sofisticados. O profissional penteará o pelo em torno do focinho do seu cão e pode prender algumas mechas com laços ou fitas. Qualquer pelo irregular ou danificado será removido, e o cabelo ao longo do corpo e cauda será cortado mais curto do que o cabelo do focinho.

O pelo longo é o estilo mais comum para yorkies adultos (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Pelo raspado

Se você não tem preocupações com as regras de aparência para exposições e competições de cães, é possível optar por raspar o pelo do seu filhote. O pelo raspado é de fácil manutenção e é especialmente útil nos meses quentes, evitando que o animal sinta muito calor. Raspar os pelos é aconselhável ainda para yorkies com problemas de pele ou com pulgas.

Outras tosas

Há outras opções de tosa para yorkshires. Um exemplo é o corte da raça schnauzer, com os pelos deixados de tamanho médio por todo o corpo e mais longo nas patas e ao redor do focinho. A tosa da raça westie deixa o pelo longo no corpo todo e ligeiramente aparado nas costas. Alguns donos optam por deixar o pelo dos yorkies longo e trançá-lo, enfeitá-lo com laços ou tingi-los de cores diferentes como azul ou rosa.

Muitos estilos de tosa deixam os pelos de algumas partes do corpo do yorkie mais comprido do que em outras (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)
Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...