×
Loading ...

Tipos de trabalhos nos quais é preciso ser um bom ouvinte

Escutar e ouvir são duas coisas diferentes, e os bons ouvintes não são tão comuns quanto se pensa. Realmente, ouvir a alguém requer a capacidade de ficar em silêncio e realmente absorver o que as pessoas têm a dizer para depois processar uma resposta adequada. Algumas profissões requerem um bom ouvinte para que o trabalho seja realizado com a melhor qualidade.

Abra seus ouvidos se quiser trabalhar em uma dessas áreas (ear image by Connfetti from Fotolia.com)

Terapia

Um terapeuta passa muito do seu tempo com seus pacientes ouvindo-os falar sobre seus problemas ou situações. Embora ele fale e ofereça conselhos e instruções ao cliente como uma forma de fornecer a ajuda pela qual é pago, uma das principais qualidades necessárias é saber ouvir, segundo o site Therapist-Psychologist.com.

Ouvir o que um paciente diz durante uma sessão de terapia pode não ser o suficiente. Prestar atenção permitirá que o terapeuta interprete as palavras e maneirismos do paciente, que pode não ter as habilidades para comunicar o que se passa em sua mente. Essa capacidade de ser um bom ouvinte permitirá que o terapeuta encontre a raiz da mensagem ou do problema e sugira possíveis atitudes para ajudar o paciente.

Loading...

Controle de tráfico aéreo

Os controladores de tráfico aéreo trabalham em aeroportos em todo o mundo e conversam com os pilotos e equipes em voos que estejam decolando ou pousando para garantir que o tráfico no céu continue a uma distância segura e que os aviões sejam capazes de decolar e pousar sem interferir uns com os outros.

A capacidade de ouvir é essencial para ser um bom controlador de tráfico aéreo. Esse trabalho estressante requer a habilidade de se comunicar rápida e concisamente com várias equipes diferentes e escutar pedidos, dúvidas, atualizações ou confirmações das equipes para garantir a segurança de todos os passageiros a bordo. Um único controlador de tráfico aéreo pode ter a vida de centenas ou milhares de pessoas em suas mãos a qualquer momento em um horário com muitos voos e deve prestar muita atenção a tudo que as equipes informam pelo rádio.

Jornalismo

Os jornalistas reúnem informações para construir histórias para publicações eletrônicas ou impressas ou para uma transmissão em rádio ou televisão. Durante esse processo, ele conduz entrevistas pessoalmente ou por telefone para reunir informações de uma perspectiva diferente para o trabalho que estiver fazendo.

Um bom jornalista sabe as perguntas certas a se fazer, mas é muito importante que ele também saiba quando parar de falar e escutar com atenção. Os jornalistas devem ser bons ouvintes para que permitam que suas fontes falem livremente e possivelmente apresentem novas informações ou inspirem mais perguntas, segundo o "Livro de Bolso de Jornalismo Independente", do site American.gov.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...