Como tirar arranhões metálicos de azulejos de porcelana

Jupiterimages/Photos.com/Getty Images

Os arranhões metálicos em porcelanato normalmente vêm em duas formas: marcas de metal que parecem com arranhões e riscos de verdade que contêm partículas de metal em sua superfície. Essas marcas podem ocorrer de diversas maneiras, como quando um objeto de metal cai ou é arrastado pelo azulejo, e quando água contendo metais escorre sobre a superfície do piso e deixa manchas estriadas. Embora a quantidade de limpeza necessária para remover os riscos do azulejo dependam do tipo do dano, a maior parte sai rapidamente com uma esponja e pouco de força braçal.

Step 1

Adicione algumas gotas de água ao bicarbonato de sódio em um recipiente até que vire uma pasta.

Step 2

Aplique a pasta sobre a área manchada e esfregue-a sobre toda a superfície ou no arranhão com uma esponja não abrasiva úmida ou uma escova de cerdas macias. Se estiver lidando com um arranhão profundo, esfregue-o com uma escova de cerdas médias.

Step 3

Enxágue o bicarbonato de sódio e as partículas de metal do azulejo. Se você não conseguiu remover toda a mancha metálica do local, esfregue a superfície com uma espuma de melamina e enxágue outra vez. Se não removeu todo o metal de um arranhão abaixo da superfície, aplique uma gota de creme dental branqueador sem gel ou um produto de remoção de ferrugem ao local, espere cinco minutos (ou o período indicado no produto), esfregue a área e enxágue novamente.

Step 4

Seque o azulejo com um pano para remover o excesso de água assim que terminar, deixando-o secar completamente por pelo menos oito horas. Se o azulejo ainda tiver um arranhão visível abaixo da superfície, aplique um produto para reparos de porcelana.

×