Como tirar um inseto do ouvido de um cachorro

••• Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images

Doenças auditivas são um problema comum em cachorros; na verdade, de acordo com o veterinário Holly Nash, 20% dos cães são afetados por otites. Algumas causas incluem alergias, parasitas, infecções e objetos estranhos presos no ouvido do animal. Se seu cachorro aparenta estar com um inseto preso dentro do seu ouvido, é importante que você tente removê-lo imediatamente, antes que isso gere quaisquer complicações. O inseto no ouvido não só causa desconforto e irritação em seu animal de estimação, mas também pode fazer com que ele coce excessivamente a orelha, causando traumas ou uma possível infecção.

Passo 1

Observe o comportamento do seu cachorro. Se ele está coçando ou levando a pata excessivamente ao ouvido, isso pode indicar que um objeto estranho, como um inseto, está causando irritação.

Passo 2

Examine o ouvido afetado do animal. Alguns sinais que apontam que um inseto está preso no ouvido do seu cachorro incluem balançar a cabeça, vermelhidão ou inchaço do canal auditivo ou da aba da orelha e odor ou secreção.

Passo 3

Lave suas mãos e reúna bolas de algodão, cotonetes, óleo mineral e limpador de ouvido em uma mesa.

Passo 4

Coloque seu cachorro sobre a mesa. Se ele estiver desconfortável, você pode pedir para alguém acalmá-lo enquanto trabalha no ouvido.

Passo 5

Aplique algumas gotas do óleo mineral no ouvido, se você suspeita que o inseto ainda está vivo. Isso irá matá-lo. Limpe o ouvido do seu cachorro gentilmente com uma bola de algodão.

Passo 6

Aplique uma solução de limpeza, se o veterinário aprovou o uso de um no passado. Massageie o limpador gentilmente na base do ouvido para desgrudar os detritos. Deixe o cachorro balançar a cabeça uma vez, pois isso irá ajudar a remover o excesso do líquido e possivelmente permitirá que o inseto mude para uma parte visível do ouvido.

Passo 7

Use bolas de algodão e cotonetes para limpar cuidadosamente os detritos (incluindo o inseto morto). Só limpe as partes do ouvido que você pode ver; se você for mais fundo no canal auditivo, corre o risco de prejudicar o tímpano do seu cachorro e de empurrar os detritos.

Passo 8

Contate o seu veterinário se não conseguir remover o inseto do ouvido do seu cachorro.

Mais recentes

×