×
Loading ...

Como tirar sujeira de canos e ralos

É fácil se esquecer dos ralos e canos até que a água comece a demorar muito para ser drenada, ou pior, não seja escoada de jeito nenhum por causa de um entupimento. Água não é a única coisa que desce pelo ralo; comida, gordura, óleo, maquiagens, cabelos, sabão, areia e outras sujeiras também acabam descendo junto. Esses materiais grudam nas paredes interiores do cano e vão se acumulando gradualmente até que o fluxo de água fique restrito ou pare completamente. O acúmulo de sujeira pode ser a causa mais frustrante para o entupimento, já que o produtos de limpeza para ralos não conseguem simplesmente dissolvê-la e fazer com que ela vá embora com o fluxo de água.

Instruções

Quando o escoamento de água começa a ficar lento, está na hora de limpar os canos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Alugue ou compre um tubo desentupidor de canos. Escolha entre um tubo manual, elétrico ou usado como extensão de uma furadeira elétrica de acordo com as suas necessidades. Normalmente, quanto mais grave for o entupimento, maior é a necessidade por um tubo elétrico.

    Loading...
  2. Tire todos os objetos que possam obstruir a área em que você vai trabalhar para facilitar a sua locomoção e as manobras com o tubo. Proteja objetos valiosos de danos como batidas que possam quebrá-los ou respingos de água suja ou detritos que possam sair do ralo.

  3. Deixe toalhas velhas ou panos por perto para limpar água e detritos. Se você for desentupir um ralo de chão, forme uma barreira protetora com toalhas ao redor dele para conter a água e a sujeira. Coloque o tubo desentupidor na furadeira, se estiver usando esse modelo.

  4. Remova o filtro ou grade do ralo para acessar o cano. Coloque luvas de borracha e comece a empurrar tudo pelo cano. Gire a ponta do tubo manualmente ou ligue o tubo elétrico ou a furadeira.

  5. Continue empurrando o tubo pelo cano até você sentir uma obstrução e a broca na ponta consiga prender a sujeira. Retire o tubo, passando ele por uma toalha para limpar, e deposite qualquer detrito encontrado dentro de um balde. Se o tubo não conseguir prender a sujeira, puxe ele levemente para cima e continue a empurrar pelo cano. Isso deve fazer com que a broca abra um caminho pela obstrução. Remova o tubo quando não encontrar mais nenhuma resistência e a maior parte do tubo já tenha sido inserido no cano.

  6. Coloque a mangueira em uma fonte de água. Coloque a mangueira dentro do cano e enrole toalhas ao redor dela para bloquear a abertura do ralo e impedir que a água respingue para fora. Abra a torneira com a mangueira aos poucos, checando para conferir se o cano está mesmo desobstruído, e depois vá aumentando a força da água gradativamente até que o fluxo de água comece a voltar pelo ralo. Continue deixando a água correr pelo cano para remover qualquer sujeira residual. Verifique se o escoamento da água pelo cano está apropriado. Se não estiver, repita o processo de desentupimento.

  7. Tire a mangueira e limpe a área ao redor.

Loading...

Dicas

  • Se você não conseguir que a água volte a escoar de maneira normal ou encontrar algum obstáculo que você não consegue passar, contrate um encanador profissional.

O que você precisa

  • Tubo desentupidor de canos
  • Baldes
  • Toalhas ou panos
  • Mangueira
  • Luvas de borracha

Referências

Loading ...
Loading ...