×
Loading ...

Como fazer uma toalha de mesa dupla face com barras decoradas

A toalha de mesa pode dar melhorar a decoração de uma sala ou deixar a mesa arrumada para ocasiões especiais. Em vez de comprar várias toalhas de mesa, faça uma que seja dupla face. Escolha dois tecidos e pegue uma barra decorada que combine com ambos. Em apenas alguns passos, você será capaz de juntar todas as partes em uma toalha de mesa dupla face com barras arrematadas.

Instruções

Use uma variedade de tecidos coloridos (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
  1. Meça a largura e o comprimento da mesa que você quer cobrir. Adicione 10 cm a essa medida, tendo em mente a parte da toalha que fica pendurada. Acrescente outros 2 cm para a barra da costura. Use essas medidas para cortar dois pedaços retangulares de tecido que você usará para qualquer um dos lados da toalha.

    Loading...
  2. Encontre as medidas necessárias para a barra da toalha, usando o comprimento e a largura do tecido cortado. As duas partes do comprimento de cada lado da barra devem ser tão longas quanto o comprimento da toalha inteira com 8 cm de largura adicionais (levando em conta a parte que fica pendurada e as barras). As duas partes da largura de cada lado devem ser tão longas quanto a largura da toalha inteira, mais 8 cm adicionais também.

  3. Use essas medidas para cortar as tiras de tecido, a partir de dois materiais diferentes. Corte dois pedaços para o comprimento e duas peças para a largura, a partir de um único material e dois pedaços do comprimento e duas peças da largura de outro material.

  4. Coloque um dos pedaços grandes da toalha sobre uma superfície plana, com o seu lado correto (que é o lado decorado) voltado para baixo. Coloque as tiras da borda com o lado correto para baixo, ao longo do perímetro da peça principal. Junte as duas partes, utilizando alfinetes. Costure seguindo a linha demarcada pelos alfinetes, criando uma bainha de 1,5 cm. Retire os alfinetes depois.

  5. Vire a toalha com o lado correto para cima. Note que as barras ficam sobrepostas onde se encontram nos cantos. Dobre uma dessas sob si até formar uma barra diagonal que se alinha diretamente com o ponto no canto do tecido.

  6. Repita o processo na outra barra do canto, dobrando-a sobre si mesma para criar uma barra diagonal. Essas duas barras devem alinhar-se uma ao lado da outra. Alfinete as peças no lado sem estampa do tecido. Continue esse processo nos outros três cantos da toalha. Vire o material acabado e costure ao longo da linha fixada. Corte o excesso de tecido ao longo das linhas de costurar. Retire os alfinetes.

  7. Repita com o outro tecido principal da toalha e as quatro peças da barra para completar o outro lado da peça.

  8. Coloque um dos lados da toalha sobre uma superfície plana, com o lado correto virado para cima. Ponha a outra parte da toalha com o lado correto virado para baixo, diretamente por cima. Assegure-se de que as barras das peças da toalha estão no mesmo lugar. Use alfinetes para deixar as duas partes devidamente juntas.

  9. Costure ao longo da linha formada pelos alfinetes, criando uma costura de 1,5 cm. Junte a maior parte da barra da toalha, mas deixe cerca de 15 cm de uma das barras sem costurar. Remova os alfinetes.

  10. Vire toalha com o lado correto para fora, através da abertura sem costura. Costure essa abertura para terminar a toalha de mesa dupla face.

Loading...

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Tecido
  • Alfinetes
  • Agulha
  • Linha
  • Tesoura

Referências

Loading ...
Loading ...