×
Loading ...

O que torna as mulheres bonitas em diferentes culturas

A beleza é enigmática e tem sido um quebra cabeças durante todo o tempo que mulheres e homens existem. Ela não pode ser explicada, pois depende dos olhos de quem vê, percepções culturais comuns e como o cérebro humano interpreta os aspectos da beleza. Estas são percepções únicas e diferentes culturas e tradições apreciam aspectos do que torna a mulher bonita de modos diferentes.

A definição de beleza difere de uma cultura para outra (BananaStock/BananaStock/Getty Images)

Aspectos gerais e diferenças

Independente da etnia, não é difícil de ver e saber as qualidades normais de uma mulher bonita. Elas incluem um corpo e rosto com proporções simétricas, uma pele lisa, e, geralmente, características que são consideraras uniformes e convencionais. Em algumas culturas estes aspectos são um corpo magro e atlético, pois sugerem um estabilidade financeira e autodisciplina. Isto, contudo, é talvez apenas um reflexo da condição social dos tempos em que a beleza é considerada. Na Europa antiga, uma mulher mais "redonda" era considerada bonita e fascinante, pois mostrava que ela era bem alimentada e robusta, e logo de uma classe social superior. O mesmo é verdade hoje em alguns países em desenvolvimento.

Loading...

Garotas asiáticas

Em muitos países do sul da Ásia, a cor da pele é considerada um critério de beleza. Diferentemente da Europa e América, onde as vezes as mulheres trabalham duro para conseguir uma pele bronzeada, garotas da Ásia se esforçam para evitar a cor extra. Para elas, a pele escura sugere gerações de trabalho agrícola debaixo de um sol forte, o que significa um status menor ou mais popular. Outra marca de beleza nestas áreas da Ásia é ter olhos largos. Por causa disso, e o desejo de se destacar, não é incomum para mulheres asiáticas passarem por cirurgia para fazer os olhos parecerem maiores e terem pálpebras parecidas com as dos caucasianos.

Mulheres africanas ou maori

O povo Suri da Etiópia vê a beleza definida nos lábios das mulheres e garotas. Na puberdade, os dentes inferiores da garota são removidos para que o lábio inferior possa ser perfurado. Uma placa de argila é usada para esticar o lábio e a beleza relativa da mulher é julgada pelo tamanho de seu lábio inferior. Outra tribo da Etiópia usa cicatrizes para analisar a beleza feminina. Cicatrizes no peito e tronco representam a sensualidade e apelo. Na Nova Zelândia, mesmo nos tempos modernos, um rosto coberto de tatuagens é usado em entre alguns indígenas Maori como um símbolo de orgulho cultural e beleza.

Oriente Médio

Como uma parte de rejeição da cultura ocidental e uma afirmação de longas tradições religiosas, mulheres em alguns países do Oriente Médio usam roupas que cobrem a maior parte do rosto e corpo. Estas roupas apenas dão um breve vislumbre da beleza atrás dos véus e dão um sinal que a pessoa é recatada e reticente e que ela está reservada para seu esposo ou futuro esposo.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...