×
Loading ...

Como fazer uma tornozeleira de macramê

O macramê é uma habilidade derivada do subcontinente árabe. Acredita-se que ele tomou forma no século 13 como maneira de adornar tapetes e tapeçarias entrelaçadas. Hoje, ele é comumente usado para fazer bijuterias como pulseiras e tornozeleiras. O macramê é um tipo de artesanato que requer poucos materiais, criando itens bonitos e funcionais.

Instruções

Crie uma tornozeleira com barbante (twine image by Aleksandr Lobanov from Fotolia.com)
  1. Meça a circunferência de seu tornozelo.

    Loading...
  2. Corte quatro pedaços de barbante três vezes o tamanho da circunferência de seu tornozelo.

  3. Prenda todos os pedaços juntos com um nó a 2,5 cm da ponta.

  4. Prenda os fios a uma superfície firme, como uma prancheta ou a borda de uma mesa. Use um prendedor de papel para segurá-los. Isto vai estabilizar a tornozeleira enquanto você faz os nós.

  5. Deite os fios retos, um ao lado do outro. Para que esta explicação fique mais fácil, numere-os de acordo com sua posição. O mais da esquerda é o 1. O que está ao lado dele, o 2. O terceiro é o 3. O da direita é o 4.

  6. Segure o fio 1. Cruze ele por cima dos dois que estão no meio (2 e 3). Passe o fio 1 embaixo do 4. Deixe um espaço entre eles grande o suficiente para passar outro fio de barbante pelo meio dos nós.

  7. Deslize o fio 4 embaixo dos dois do centro. Passe-o pelo laço criado pelo fio 1 quando ele foi cruzado por cima dos dois do centro.

  8. Aperte os nós criados enlaçando os fios 1 e 4 por cima um do outro e dos fios do meio.

  9. Traga o fio 1 por cima dos dois do meio. Passe-o embaixo do 4.

  10. Cruze o fio 4 por baixo dos dois do centro e pelo laço criado pelo 1.

  11. Aperte os nós criados entrelaçando os fios 1 e 4.

  12. Continue fazendo nós deslizando os fios 1 e 4 por cima e por baixo dos dois do centro. Faça isto até que a tornozeleira esteja do mesmo tamanho que a circunferência de seu tornozelo.

  13. Faça um nó na ponta da tornozeleira para prender o macramê. Amarre-a em volta de seu tornozelo.

Loading...

Dicas

  • Adicione contas decorativas deslizando-as pelos dois fios do centro antes de dar nós nos fios 1 e 4. Continue entrelaçando em volta das contas. Você também pode adicionar sinos, botões e outros pingentes à tornozeleira da mesma maneira.
  • Experimente com nós diferentes. Diversos deles podem ser usados como decoração ao se fazer uma tornozeleira de macramê.

O que você precisa

  • Fita métrica
  • Barbante
  • Tesoura
  • Prendedor de papel
  • Mesa

Referências

Loading ...
Loading ...