×
Loading ...

Como transformar um suéter de lã em um cardigã

Transformar um velho suéter em um cardigã é uma ótima maneira de reciclar seu guarda-roupa e criar uma peça nova e moderna. É fácil de fazer e custa muito pouco. Se seu suéter for de lã, você pode usá-lo como é mesmo ou deixá-lo como "feltro" lavando-o na máquina de lavar. Deixe-o secar naturalmente ou, se você quiser que ele encolha um pouco, coloque-o na secadora no nível baixo de calor. "Feltrar" a lã faz com que os pontos de tricô fiquem mais apertados e dá melhor acabamento às extremidades.

Instruções

Faça um velho suéter virar um cardigã moderno (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
  1. Dobre a frente de seu suéter na metade. Una as costuras laterais, a gola e a barra. Prenda com alfinetes a cerca de 2,54 cm da dobra em todo o comprimento do suéter.

    Loading...
  2. Corte a frente ao longo da dobra. Cuidado para não alargar os pontos do tricô ao cortar.

  3. Meça o comprimento do corte da gola até a barra e adicione 1,27 cm. Corte, nessa medida total, duas faixas da fita de gorgorão.

  4. Dê acabamento às bordas das faixas para que elas não desfiem. Vire cada borda cerca de 6,35 mm para baixo e costure-a no lugar. Certifique-se de que seus pontos atravessem ambas as espessuras. Pressione ao longo das dobras.

  5. Prenda com alfinete uma faixa da fita no suéter, da gola até a barra, unindo a borda da fita à borda do suéter.

  6. Costure a fita ao suéter começando pela borda longa. Você pode fazer isso à máquina, com linha padrão, ou à mão, com linha para bordado, para criar um visual decorativo. Costure a barra da fita ao suéter. Agora faça o mesmo com a outra borda longa da fita. Para um melhor resultado, costure na mesma direção em que você costurou a primeira. Termine costurando a outra ponta à gola.

  7. Experimente o suéter. Verifique se ele servirá se você sobrepuser as partes da frente e abotoar. Se estiver muito justo ou se você não quiser botões, deixe o cardigã aberto. Ou ainda, costure colchetes na parte de dentro para que, quando estiver fechado, as bordas com as fitas se encontrem sem se sobrepor.

  8. Coloque botões e casas, se preferir, costurando os botões da gola até a barra, com cerca de 5 cm de distância entre um e outro. Corte uma pequena abertura no outro lado para a primeira casa apenas e verifique se o botão cabe. Se não couber, abra mais um pouquinho. Continue até que a casa tenha o tamanho certo. Repita o processo para as demais.

  9. Dê acabamento às casas na máquina de costura ou à mão. Se usar a máquina, costure bem próximo às aberturas ou em forma de ziguezague. Se fizer à mão, use o ponto overhand. Traga a agulha com a linha do lado de baixo do suéter para bem perto da abertura. A linha deve atravessar a fenda em cada ponto. Depois, do lado de baixo para cima novamente.

Loading...

Dicas

  • Em vez da fita de gorgorão, você pode usar tecido para dar acabamento às bordas de seu cardigã.

O que você precisa

  • Tesoura com ponta
  • Fita de gorgorão (de 1,27 cm a 2,54 cm de largura)
  • Ferro de passar
  • Linha e agulha ou máquina de costurar
  • Linha para bordado (opcional)
  • Botões (opcional)

Referências

Loading ...
Loading ...