×
Loading ...

Como tratar com calor ou temperar uma peça de metal

Metais como o ferro, aço e ligas possuem uma dureza combinada quando saem da fábrica. Alguns aços de carbono têm uma taxa de dureza muito maior, dependendo da aplicação, como formões, brocas e perfuradores, que possuem superfícies bem resistentes. Um metal pode perder sua força elástica e dureza com o tempo e uso. Tratar com calor e temperar pode restaurar essas qualidades, oferecendo uma nova durabilidade. Um processo de "faça-você-mesmo" existe para aqueles que desejam tratar e temperar seus objetos e ferramentas de metal.

Instruções

Ferramentas de carpintaria são ótimas para tratamento de calor e processo de temperamento (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
  1. Coloque a churrasqueira do lado de fora, preferivelmente debaixo de uma cobertura e fora do alcance do sol. Certifique-se de que há uma ventilação apropriada, como um espaço aberto para permitir a circulação de ar. Se você precisar tratar com calor ou temperar uma ferramenta de corte ou de contato, como uma tesoura, perfuradores ou formões, crie uma extremidade apropriada na ferramenta com um aparelho para afiar -- fazer isso é mais fácil quando o metal está maleável.

    Loading...
  2. Prenda um íma forte nos ganchos do torno e mantenha-o por perto. Use uma lixa 220 e lixe a peça até alcançar a camada com brilho. Limpe-a completamente com um pano e álcool desnaturado. Se você possuir uma ferramenta com pegadores de plástico ou borracha, remova-os e coloque-os de lado. Encha uma jarra ou contêiner de 1,5 - 2,5 kg com óleo vegetal e coloque-a próxima à churrasqueira. Ponha sua peça de metal no alicate de bomba ou no tenaz.

  3. Segure a peça de metal sobre churrasqueira, de forma que se você, acidentalmente, largá-la, possa pegá-la com facilidade. Aqueça a peça com o maçarico de propano, passando a chama para cima e para baixo ao longo de seu comprimento até que você atinja uma cor vermelho-cereja. Coloque a peça longe da chama e teste-a com o ímã. Se ela não tiver propriedades magnéticas, a temperatura crítica foi atingida.

  4. Mergulhe a peça de metal no óleo vegetal, segurando-a o mais verticalmente possível. Mova-a suavemente para cima e para baixo no banho de óleo, em vez de agitá-la, o que poderia deformar o metal. Mantenha a peça no óleo até que ela pare de borbulhar. Deixe-a esfriar naturalmente e teste seu grau de dureza. Utilize uma lima para suavizar a superfície -- a lima deve deslizar sobre o metal em vez de emperrar. Lixe a peça com uma lixa 220 para alcançar um brilho moderado.

  5. Aqueça a peça de metal com o maçarico de propano até que você detecte uma cor alaranjada no metal. Para ferramentas de impacto e corte, aqueça do cabo à ponta. Assim que a extremidade atingir a cor desejada, mergulhe a peça no balde com água à temperatura ambiente. Remova-a e enxugue-a com um pano seco. Você pode afiar a superfície novamente com a ferramenta apropriada, caso necessário.

Loading...

O que você precisa

  • Grelha de churrasco
  • Ímã
  • Ganchos de torno
  • Lixa
  • Álcool (desnaturado)
  • Panos
  • Alicate bomba d'água ou tenaz
  • Maçarico de propano
  • Óleo vegetal
  • Recipiente (11 - 18 litros)
  • Lima
  • Balde de água

Referências

Loading ...
Loading ...