×
Loading ...

Como tratar corrimento nasal e ocular em filhotes de gatos

Assim como os alérgenos comuns podem causar-lhe olhos lacrimejantes e nariz entupido, o gato também é suscetível a ter reações alérgicas. A severidade dos sintomas depende se o filhote de gato foi exposto ao alérgeno através de contato com a pele, ou se o alérgeno entrou no sistema do animal através de inalação. A medicação na forma de esteroides injetáveis ou orais está disponível através de um veterinário, que pode também fazer exames de sangue para determinar a causa das reações alérgicas.

Instruções

Os esteroides orais, bem como xampu hipoalergênico, controlam os sintomas de alergias (kitten image by Annika from Fotolia.com)
  1. Leve o filhote de gato a uma clínica veterinária. Testes de alergia determinarão se o corrimento nasal e ocular é devido a alergias ou causado pela clamidiose felina, uma infecção bacteriana.

    Loading...
  2. Administre a prescrição oral conforme indicado pelo veterinário. A dosagem é geralmente limitada a uma dose todos os dias durante cinco dias, seguida por dias alternados. O objetivo de diminuir gradualmente a dosagem é minimizar os efeitos colaterais que comumente ocorrem devido ao uso de esteroides. Os efeitos colaterais incluem boca seca, diarreia, hiperatividade ou ganho de peso.

  3. Administre anti-histamínicos. Eles controlam os sintomas da alergia e não têm os efeitos colaterais graves comumente associados aos esteroides. Anti-histamínicos também são prescritos pelo veterinário e podem exigir o uso de tipos diferentes até encontrar um que tenha efeito.

  4. Banhe o gato com um xampu hipoalergênico.Os alérgenos ao ar livre são propensos a grudar na pele do gato, o que pode causar reações alérgicas incluindo prurido, espirros e corrimento ocular.

  5. Evite limpar o pó e aspirar a casa enquanto o gato estiver na mesma sala. Os alérgenos se espalham pelo ar ao limpar o pó, o que aumenta a probabilidade dele ser inalado pelo gato. Mantenha o animal em outro quarto com a porta fechada pelo menos uma hora após a limpeza, para permitir que os alérgenos assentem.

  6. Use um desumidificador para remover a umidade do ar, se o gato for sensível a mofo.

Loading...

O que você precisa

  • Medicação esteroide
  • Xampu hipoalergênico
  • Toalha
  • Desumidificador

Referências

Loading ...
Loading ...