Como treinar seu gato para que ele fique dentro de casa

••• Comstock Images/Comstock/Getty Images

Os gatos adoram estar ao ar livre, mas há riscos com o tráfego, outros animais, doenças e outros fatores que fazem com que o mundo em geral seja um lugar perigoso. Você pode treinar seu gato para que ele fique dentro de casa e ajudá-lo a permanecer feliz e saudável durante esse processo.

Passo 1

Proteja todas as saídas; os gatos podem ser muito astutos. Poucos segundos com uma porta aberta é tudo de que eles precisam para sair. Mantenha um spray de água à mão e borrife no gato caso ele fique muito perto de uma saída.

Passo 2

Deixe a área interior mais interessante possível. Forneça brinquedos, arranhadores e áreas de lazer com a erva do gato. Se um ambiente interno for estimulante, então o desejo do gato para explorar outros lugares pode diminuir. Subir em árvores e altos poleiros fazem com que o gato se sinta seguro.

Passo 3

Limpe as janelas e áreas afins para que o seu gato possa olhar para fora. Um gato caseiro pode querer observar os pássaros ou o próprio sol em uma área agradável. Peitoris de janelas com lugares para se empoleirar, especialmente aqueles no alto ou em um segunda andar, ajudam o gato a se envolver com o exterior sem precisar sair.

Passo 4

Misture a sujeira externa na caixa de areia, pois pode levar algum tempo para treinar um gato que fica livre a usar uma caixa de areia dentro de casa. Comece colocando a caixa no quintal ou em outra área ao ar livre. Ao longo do tempo, misture gradualmente a sujeira externa com areia para gatos, até que a caixa fique apenas com areia própria.

Passo 5

Tire um tempo para brincar com seu gato. Se quiser treiná-lo para permanecer dentro de casa, você deverá manter o ambiente estimulante e interessante. Separe 20 minutos ou mais do dia para brincar com ele, use isca para gato com uma corda, brinquedos com erva do gato ou linhas soltas que ele possa perseguir.

Passo 6

Arrume um companheiro. Gatos caseiros invariavelmente se beneficiam com companheiros felinos tornando a vida deles mais interessante. Um segundo gato não só proporciona um ambiente estimulante, mas também pode ajudar o seu gato a se socializar mais facilmente.

Mais recentes

×