Vantagens e desvantagens do telemarketing

O telemarketing é um método de venda muito utilizado

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O telemarketing é um método de vender produtos e serviços por telefone que possui vantagens e desvantagens. As vantagens incluem a facilidade de chegar aos consumidores com esse tipo de propaganda e sua rentabilidade quando feita com sucesso. As principais desvantagens são a má reputação da prática e o alto custo inicial envolvido.

Fácil acesso aos clientes

Uma das vantagens do telemarketing é proporcionar uma forma fácil de entrar em contato com possíveis clientes. Ele permite que quaisquer perguntas ou preocupações dos clientes sobre o serviço ou produto sejam respondidas. É possível alcançar mais clientes por telefone do que falando pessoalmente ou indo de porta em porta. O telemarketing possibilita a venda a distância e a expansão do território atendido. Pode-se alcançar pessoas em uma escala nacional ou global, em vez de apenas local.

Rentabilidade

Outra vantagem do telemarketing é ser mais rentável do que a venda direta. Esse método torna a venda mais eficiente, pois é possível fazer mais vendas em menos tempo. É fácil gerar oportunidades utilizando o telemarketing e é possível comprar listas de números de telefones e outros dados para contato. Os resultados desse método são facilmente medidos, então, é possível acompanhar sua rentabilidade.

Má reputação

A principal desvantagem do telemarketing é o fato de ser considerado por muitas pessoas um incômodo. Além disso, ele é regido por muitas regras legais que devem ser seguidas. A imagem negativa desse tipo de venda pode manchar a reputação da empresa. Cada vez mais pessoas estão usando a tecnologia para filtrar o telemarketing e outras chamadas indesejadas. O governo também aprovou medidas severas para impedir práticas de telemarketing consideradas abusivas.

Altos custos

O telemarketing pode ser dispendioso, tanto em relação ao aspecto financeiro quanto às horas de trabalho da mão-de-obra. As listas de telefones podem ser caras e a maioria das pessoas pode não ter nenhum interesse no que você está tentando vender. Mesmo fazendo muitas ligações, muitas vezes você pode não conseguir novos clientes. Treinar a equipe para vender o produto pelo telefone costuma custar caro e talvez seja necessário preparar um roteiro bem escrito.

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