×
Loading ...

Como trocar a serpentina do condensador em um ar condicionado central

Alguns sistemas de ar condicionado incluem uma serpentina no evaporador. No caso de sistemas de split mais velhos, ou aqueles que falharam, as serpentinas do evaporador deverão ser substituídas por uma de condensador. Para os novos sistemas que necessitam de substituição da serpentina do condensador, você poderá encontrar a parte antiga dentro da unidade de condensação do ar condicionado central.

Instruções

Uma unidade de ar condicionado central compõe-se de muitas partes que precisam ser substituídas (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
  1. Desligue a energia da unidade de ar condicionado central. Desligue o disjuntor que está conectado nele.

    Loading...
  2. Localize a serpentina do condensador que você está trocando ou a serpentina do evaporador que você está substituindo por uma de condensador. Este elemento geralmente está localizado no gabinete principal da central de ar condicionado.

  3. Abra a porta de acesso do gabinete do ar condicionado. Em alguns sistemas, pode ser necessário a remoção de grampos ou parafusos.

  4. Retire a serpentina que está sendo substituída. Verifique no manual do aparelho para ter a certeza da localização exata, pois pode variar. Corte as extremidades com um corta tubos.

  5. Instale a nova serpentina. Conecte-a novamente soldando as linhas com um maçarico de propano. Você pode comprar algumas serpentinas que exigem apenas o aquecimento, o que significa que não terá que aplicar solda para ligá-la.

Loading...

Aviso

  • Se você nunca executou essa tarefa antes, ou se não tem experiência com solda, observe um profissional realizando a tarefa antes de tentar fazê-la sozinho.

O que você precisa

  • Chave de fenda
  • Corta tubos
  • Maçarico de propano
  • Solda

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...