O que significa Litros em um motor?

Existem várias maneiras de se medir o tamanho de um motor, sendo uma delas em Litros

Motor - Hot Rod image by Jeffrey Zalesny from Fotolia.com

O tamanho do motor é medido de várias maneiras, incluindo centímetros cúbicos em pequenos motores e na maioria das motocicletas, polegadas cúbicas na maior parte dos carros americanos e litros na maioria dos outros carros. Esta não é uma regra, no entanto. Esportivos americanos frequentemente usam litros como unidade de medida. O tamanho representa o deslocamento dos cilindros do motor. Como o deslocamento é exibido em uma unidade específica cabe ao fabricante responder, mas muitas vezes é uma questão de propaganda em qual unidade de medida o tamanho parece mais puro, maior ou mais poderoso.

Deslocamento

O deslocamento de um motor, ou o tamanho dele, refere-se à quantidade de espaço que seus cilindros ocupam. Frequentemente, ele é medido em litros, especialmente para os motores maiores, que são encontrados nos automóveis e caminhões. Um exemplo seria o motor de 5 litros do Ford Mustang. Também é comumente referido como um motor 302 polegadas cúbicas. Isto significa simplesmente que o cilindro do motor desloca 5 litros ou 302 polegadas cúbicas. Naturalmente, os carros com mais cilindros normalmente têm deslocamentos maiores.

O que o deslocamento afeta?

Deslocamentos maiores geralmente significam mais potência e mais torque gerado pelo motor, embora este nem sempre seja o caso. Os motores atuais de pequeno deslocamento podem facilmente ter maior potência do que os motores de grande deslocamento do passado. Deslocamentos maiores também sugerem uma contagem superior de cilindros, embora isto nem sempre seja verdade. Fabricantes, como a Porsche, tendem a usar cilindros de deslocamento pequenos em maiores quantidades, levando a motores de deslocamento menores com uma contagem de cilindros maior.

É possível obter um maior deslocamento?

Para aqueles que desejam obter a maior potência possível em um motor, aumentar o deslocamento é sempre uma opção. Isto é feito perfurando as paredes do cilindro e colocando pistões mais grossos, e também instalando bielas mais longas, o que faz com que os pistões façam um movimento maior. O popular Chevy 383 é um Chevy 350, que foi furado e teve o deslocamento aumentado em cerca de meio litro.

Pode-se ter em excesso?

É possível ter deslocamento excessivo? A resposta curta é não. A resposta longa não é simples, claro. Deslocamento maior tende a significar pistões maiores e mais pesados ​​que têm que percorrer uma distância mais longa. Isso acaba com a inércia rotacional e resulta em uma rotação mais baixa, deixando o motor menos "parrudo" ou menos potente, que também significa um motor que responde menos. Levar ao extremo, pode resultar num motor mais lento, além de que perfurar demais o motor pode enfraquecer as paredes do cilindro.

Existem substitutos para o deslocamento?

Havia um velho ditado nos círculos de corrida que dizia que "nada substitui as cilindradas". Embora isso possa ter sido verdade no passado, com o aumento da disponibilidade de turbos e super compressores mais baratos, isso nem sempre é o caso. Tecnologias mais avançadas colocaram motores de pequeno deslocamento modernos em competição com os velhos motores de deslocamento maior. É verdade que os grandes motores de maior deslocamento mais modernos com indução forçada produzem mais energia do que os pequenos com as mesmas vantagens, mas isso é, em grande parte, resultado de uma melhor tecnologia e não do deslocamento maior.

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