O que são perguntas literais e inferenciais?

Saber a diferença entre perguntas literais e inferenciais pode ajudá-lo a demonstrar seu pensamento crítico e habilidades analíticas em uma redação ou discurso. Ter uma compreensão sólida dos tipos diferentes de questões permitirá formular respostas melhores e ajudará a melhorar sua maneira de escrever.

Definindo perguntas literais

As perguntas literais exigem respostas diretas e concretas. As respostas para essas perguntas são sempre fatos, e há somente uma resposta correta. Em exercícios de compreensão textual, as perguntas literais sempre podem ser encontradas no texto e são normalmente usadas para definir quem, o que, quando ou onde.

Exemplos de perguntas literais

As perguntas literais exigem respostas específicas e podem ser confirmadas e concordadas por muitas pessoas. Alguns exemplos são: "A que horas o show começará?", "Você veste que tamanho?", "Que referências você usou para a sua redação?" e "Quanto é dois mais dois?"

Definindo perguntas inferenciais

As perguntas inferenciais exigem respostas encontradas através do contexto. Elas são mais difíceis de responder porque podem ter mais de uma resposta correta. Em exercícios de compreensão textual, as respostas para essas perguntas não são encontradas no texto, mas são sustentadas por alguma evidência escrita nele. Essas respostas são usadas para definir o por quê e como.

Exemplos de perguntas inferenciais

As perguntas inferenciais pedem por respostas encontradas através das informações dadas e da conclusão feita sem deixar que a sua opinião própria interfira. Alguns exemplos são "Por que o show começa às 7:30?", "Como você conseguiu terminar a redação dentro do prazo?" e "Porque ela escolheu escrever sobre um tema tão difícil?"

eHow Brasil
×