×
Loading ...

Como um tubarão consegue sentir o cheiro de sangue a quilômetros de distância?

Tubarões conseguem sentir o cheiro de sangue a quilômetros de distância (Thinkstock/Stockbyte/Getty Images)

Um forte atrativo

O cheiro de sangue é um dos atrativos mais fortes no mundo animal e isso não é diferente para tubarões. Eles possuem a habilidade de detectar o cheiro de sangue mesmo em pequenas quantidades de uma certa distância. Além disso, eles podem nadar em águas relativamente rasas para ter a chance de capturar uma presa, o que pode fazer com que eles sejam relativamente intimidantes na beira da praia. Tubarões são, no entanto, limitados por distância e velocidade de nado do animal, que varia de acordo com o tamanho do mesmo.

Loading...

Difusão e correntes d'água

Os tubarões recebem cheiro através da água por dois métodos, difusão e correntes d'água. O método de difusão é muito lento e envolve as moléculas de sangue se dispersando lentamente através da água, espalhando e sendo diluída com a água com a medida que ela se move para longe do seu ponto inicial. O método de dispersão do cheiro pela corrente d'água envolve o sangue sendo movido pelos movimentos da água. Esse é o método mais rápido para o cheiro viajar pela água. Dependendo do quão rápido a água estiver se movendo, o cheiro pode alcançar um tubarão em qualquer lugar em um minuto, doze minutos ou mais, dependendo do quão distante o animal esteja.

Distância tem um efeito no senso de cheiro do tubarão

A única vez que um tubarão reagirá instantaneamente ao cheiro de sangue é quando ele estiver nas proximidades imediatas do derramamento de sangue. Na maioria das vezes leva vários minutos para que o cheiro chegue nele e mais minutos para que ele chegue no local do derramamento. Tubarões nadarão na correnteza onde eles detectaram o cheiro. A 1.6 Km de distância, isso é muito difícil para o animal e ele provavelmente não encontrará o cheiro do sangue, mas a uma distância menor, como 400 metros, o animal tem uma chance decente de encontrar um cheiro forte. O tubarão em caça nadará em espirais, eliminando, portanto, as correntes que não possuem o cheiro e segundo aquelas que o tem.

Loading...
Loading ...
Loading ...