×
Loading ...

Como um tubo de ensaio seria utilizado em um laboratório de ciências?

O tubo de ensaio é um item comum de paredes finas de vidro encontrado em laboratórios ao redor do mundo. Junto com bicos de Bunsen, béqueres e erlenmeyers, os tubos de ensaio servem para inúmeros propósitos.

Tubos de ensaio são um item comum de vidraria de laboratório com várias utilidades (laboratory image by Oleg Verbitsky from Fotolia.com)

Características

Um tubo de ensaio consiste em um comprimento de plástico ou vidro transparente, ou um vidro tubular com o fundo em forma de "u". Esse fundo arredondado impede que o tubo fique em pé sozinho, por isso ele é segurado por um rack ou outro item semelhante.

Loading...

Função

Os tubos de ensaio são utilizados em diversos ramos da ciência, incluindo biologia e química, para conter, misturar, estocar e aquecer pequenas amostras de matéria química ou biológica. Sua forma longa e estreita ajuda a retardar a liberação de gases ou vapores nocivos na atmosfera, e o fundo arredondado e as laterais retas facilitam a limpeza, permitem a observação do seu conteúdo e minimizam a perda durante o despejamento.

Tipos

Os tubos de ensaio podem ser divididos em categorias de acordo com seu propósito. Feitos de vidro resistente ao calor, os tubos de ebulição são largos e são utilizados para o aquecimento de líquidos no bico de Bunsen. Os biólogos cultivam organismos, incluindo bactérias, pequenas plantas e mofos, em tubos de cultura. Técnicos em medicina laboratorial e cientistas forenses utilizam tubos para estocar sangue e outros fluidos corporais.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...