×
Loading ...

Os usos do bitartarato de potássio na culinária

O bitartarato de potássio, também conhecido como cremor de tártaro, é um sal ácido que cristaliza e é recolhido durante o processo de fermentação da uva no vinho. Apesar de ser um ingrediente básico encontrado em muitas cozinhas, poucos sabem a extensão das suas capacidades e vários usos práticos em toda a casa.

O cremor de tártaro tem uma grande variedade de usos na culinária, panificação e limpeza (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Limpeza

O bitartarato de potássio é facilmente transformado em um agente de limpeza eficaz, misturando-o com outros ácidos, como o vinagre branco, para criar uma pasta. A pasta pode ser esfregada em encanamentos e torneiras para a remoção de resíduos, para limpar panelas de latão, alumínio e cobre com eficácia e remover manchas em roupas.

Loading...

Preservação da cor

O bitartarato de potássio pode ser adicionado ao ferver legumes para reduzir a descoloração e manter a vivacidade natural de certos alimentos.

Estabilização

O bitartarato de potássio pode ser adicionado ao chantili caseiro após seu batimento para estabilizar e manter a textura desejada.

Crescimento

O bitartarato de potássio é tipicamente um dos ingredientes-chave em algumas formulações de fermento em pó por causa de sua reação com o bicarbonato de sódio, um ácido, para produzir dióxido de carbono e fazer alimentos assados crescerem.

Volume

O bitartarato de potássio é adicionado na hora de bater claras de ovo para aumentar seu volume e ajudá-las a manter os picos desejados em altas temperaturas.

Prevenção da cristalização

O bitartarato de potássio costuma ser adicionado a xaropes e produtos com base de açúcar para ajudar a evitar a cristalização das partículas do açúcar.

Loading...

Referências

Loading ...
Loading ...