×
Loading ...

Usos de pedras preciosas brutas

Ágatas, jasperitas, fluoritas, quartzo e até diamantes, são todos os tipos de pedras preciosas que podem ser compradas brutas. Pedras brutas não são polidas a um alto brilho ou cortadas e esculpidas em um formato como o fundo chato, cabochão de topo arredondado ou pedras altamente facetadas. Sejam diamantes preciosos ou ágatas semipreciosas, é mais barato comprar a pedra bruta do que a cortada já que não foram feitos o corte, tamanho, categoria e polimento da pedra não foram feitos. Pedras brutas têm a beleza em si mesmas, e elas podem ser usadas como joias ou enfeites domésticos.

Vista aproximada de uma pedra bruta em corte transversal (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Tensão da Jóia

Um conjunto de tensão é usada para criar joias elegantes e, às vezes, recortadas por essencialmente espremer a pedra entre um pedaço de metal de muito calibre, como uma faixa de anel. Diamantes brutos caem bem para esse tipo de joia. Uma faixa de anel arredondada feita de fio de prata, ouro ou platina calibrada não é soldada, mas deixada aberta onde as duas pontas se encontram. Uma leve ranhura ou entalhe é cavado nas extremidades para que os cantos da pedra lapidada fiquem por dentro (epóxi e colas não são usados). A pedra é apenas suspensa pelo metal e segurada pela tensão formada quando o metal foi pressionado contra as laterais da pedra.

Loading...

Porta-copos e sinos de vento

O Tucson Gem and Mineral Show realizado anualmente na cidade de Tucson, Arizona, é uma das maiores exposições deste tipo na América do Norte. Lá, e em outras exibições parecidas, mineradores e joalheiros podem achar uma variedas de pedras preciosas brutas e placas de geodos, que são literalmente fatias cortadas de pedras. A extremidades dessas placas são deixadas brutas, mas a face é polida, fazendo-as grandes candidatas para os sinos de vento caseiros (ache uma placa com um buraco natural e amarre um pedaço de fio de seda ou de pesca pela abertura) ou para os porta-copos. Eles necessitam de pouco cuidado, são muito resistentes, já que são pedras, e podem ser facilmente reaproveitadas do modo que quiser.

Uma placa de ágata pode ser usada como um porta-copos natural (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Pesos de livros

O que se pode fazer com aquela ametista que foi divida perfeitamente em dois para revelar seu interior roxo cintilante? Dê utilidade a ela como um peso natural para livros. Revistas da moda, como "O, The Oprah Magazine" e "Elle Decor" mostram pedras brutas naturais como acessórios maravilhosos. Placas de ágata polidas ou brutas ficam ótimas como peso de papel, seja sobre grandes clássicos ou best-sellers vampirescos.

Um ovo de raio ou geodo pode ser usado como peso de livro chamativo (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)

Arranjos de flores

Pode parecer decadente usar pedras preciosas em arranjos de flores, mas joias brutas, semipreciosas, como as ágatas, não são caras. Além disso, colocar uma pedra bruta ou fatiada na água traz o brilho e sua cor verdadeira, fazendo com que pareça que ela foi cortada e polida para ser usada como um cabochão. Na verdade, se você visitar exposições de pedras, onde os chamados mineiros vendem pedras brutas e fatiadas, os pedações são frequentemente mostrados em bandejas com água para destacar a cor, luminosidade e inclusões inerentes na pedra.

Loading...

Referências

Recursos

Loading ...
Loading ...