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Vantagens e desvantagens na arrumação de um supermercado

A movimentação dos consumidores é examinada toda vez que eles empurram os carrinhos de compra para dentro de um supermercado. Os donos sabem que seus lucros aumentam quando os clientes precisam ir até o fundo do mercado para comprar os itens mais pesados porque acabam pegando itens a mais no caminho. Da mesma forma, os clientes sabem que essas táticas existem e que as contas acabam ficando mais altas por causa delas. Donos de supermercado e organizações de defesa ao consumidor debatem as vantagens e desvantagens de ter uma arrumação que seja projetada para levar as pessoas a cair na tentação de comprar mais do que o necessário.

A arrumação dos supermercados é projetada para fazer os consumidores passarem mais tempo dentro da loja (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)

Listas

Cerca de 60% dos consumidores fazem suas compras sem listas, o que os deixa propensos a gastar mais, segundo o site Integer Shopper Marketing. Gerentes de loja esperam que os clientes caiam em suas armadilhas de consumo. Eles deliberadamente posicionam seus produtos mais vendidos como leite e pão em setores opostos de tal forma que os clientes tenham que passar por vários outros tipos de produtos no caminho entre esses dois. Gerentes posicionam o setor de padaria de acordo com as teorias sobre compras impulsivas porque eles sabem que o aroma de pão fresco atrai os clientes.

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Prateleiras

As prateleiras que ficam na altura dos olhos são as mais valiosas porque os consumidores compram mais os produtos que ficam nelas, em comparação os que ficam mais alto ou mais baixo, segundo o direto de marca Karl McKeever do site The Progressive Grocer. Os gerentes de supermercado em geral posicionam itens de fabricação própria ou itens anunciados nestas prateleiras. Isso beneficia o consumidor, que economiza dinheiro e evita a comparação com produtos mais caros que foram retirados de alcance.

Parcerias

Alguns produtos andam de mãos dadas, como condimentos e salgadinhos ou detergentes e luvas de borracha. Os projetistas de supermercado colocam estes produtos lado-a-lado, como por exemplo quiosques de coadores que ficam na parte de chás. Essas "parcerias perfeitas" geram bastante receita para um supermercado sem que muito espaço das prateleiras seja ocupado, de acordo com o site The Progressive Grosser. Os donos de supermercado também dizem que essa tática ajuda o consumidor a encontrar produtos que se complementam.

Produtos frescos

Frutas e legumes em geral ficam na entrada dos supermercados. Este tipo de arrumação alcança vários objetivos. A visibilidade assegura que o produto será vendido rapidamente, de tal forma que o supermercado não precisará lidar com muitas sobras de itens perecíveis. A iluminação é melhor na entrada, o que deixa o produto com um aspecto mais apelativo, de acordo com o site "Weight Watchers". Além disso, os donos de supermercado sabem que os clientes querem comprar comidas saudáveis, então exibir as frutas e legumes encoraja-os a comprar mais desses itens, segundo o site The Progressive Grocer.

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Referências

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